Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Aldeia chinesa estabelece limite para dotes de casamento

Uma aldeia no norte da China estabeleceu um limite para o dote de casamento, pré-requisito essencial para selar o matrimónio na China rural, ameaçando julgar os infratores por tráfico humano, informou a imprensa local.

Aldeia chinesa estabelece limite para dotes de casamento
Notícias ao Minuto

06:59 - 08/08/18 por Lusa

Mundo Rituais

Segundo o portal noticioso sixth tone, um aviso afixado pelas autoridades nas casas da aldeia de Da'an, província de Hebei, refere que dotes acima dos 20.000 yuan (cerca de 2.500 euros) serão considerados tráfico humano.

A falta de mulheres na aldeia levou a uma escalada do 'preço' a pagar para garantir uma esposa, descreve o portal.

A 'vantagem negocial' das mulheres resulta de persistentes "tradições feudais" e três décadas da política de filho único, que geraram um excedente de 33 milhões de homens na China.

Segundo a tradição chinesa, são os pais que transmitem o nome da família à geração seguinte, enquanto o apelido das mães não passa para os filhos.

Como resultado, a maioria dos abortos feitos no país - 336 milhões desde 1971, segundo dados oficiais chineses - ocorreram com fetos do sexo feminino.

O desequilíbrio causou ainda um "tráfico de esposas" do Vietname para a China.

A dificuldade em encontrar noivas chinesas leva homens do interior da China a procurar mulheres no país vizinho, alimentando uma rede de tráfico humano.

Em 2014, cem vietnamitas fugiram depois de se casarem com chineses da cidade de Quzhou, na província de Hebei, incluindo a mulher que tinha arranjado os casamentos, arrecadando assim centenas de milhares de yuan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório