Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Vai de férias e pensa levar o carro? Tenha atenção a estes pontos

Porque é sempre melhor prevenir, do que remediar.

Vai de férias e pensa levar o carro? Tenha atenção a estes pontos
Notícias ao Minuto

09:15 - 10/08/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Dicas

Estamos em pleno agosto, um dos meses preferidos dos portugueses para ir de férias. Muitos vão de férias e levam o carro e é, especialmente, para eles que escrevemos este artigo.

Há sempre alguns passos que devemos seguir, antes de rumar ao destino que planeámos. Se for numa viagem sem destino, tudo bem também. O que é preciso é ter atenção ao seguinte.

Manutenção

É preciso ver se o carro está totalmente em condições para poder prevenir algum tipo de problema que possa surgir pelo caminho. Níveis de ar dos pneus, nível da água, do óleo, ventilação… e, para o calor, o ar condicionado. Tenha em atenção estes fatores para que possa realizar uma viagem sem nenhum sobressalto. Se tiver uma revisão agendada para breve, o melhor é fazê-la antes.

Documentos

Tenha em atenção todos os documentos que são necessários. Não só para a viagem, como para as férias em si. Não calha nada bem irmos a meio da viagem e lembrarmo-nos que a carteira ficou em casa. Seguro do carro, carta de condução, documentos do veículo… Certifique-se que não se esquece de nada.

Paragens

Se a viagem que estiver a planear fazer for longa, faça algumas paragens. A condução, principalmente em auto-estrada, pode ser monótona e é melhor realizar algumas pausas. Por exemplo, de duas em duas horas. Até para esticar as pernas e alongar as costas…

Ar condicionado ou janelas abertas?

É uma questão que muitos fazem. Qual é a mais ‘poupada’? Segundo os experts, o melhor é utilizar o ar condicionado se for numa velocidade superior a 60 km/h. Tudo devido à aerodinâmica: quanto mais alta for a velocidade do veículo, maior é a resistência ao ar. Se for com as janelas abertas a uma grande velocidade, o motor vai esforçar-se mais e consumir também ele mais.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório