Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Descubra os alimentos 'amigos' e 'inimigos' do colesterol

Uma alimentação equilibrada, rica em vegetais, frutas, laticínios, carnes magras e cereais integrais é ideal para manter os níveis de colesterol normais

Descubra os alimentos 'amigos' e 'inimigos' do colesterol
Notícias ao Minuto

08:00 - 11/08/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Comer para viver

Vital para o organismo, o colesterol é um composto que desempenha diversas funções no organismo, como o transporte das gorduras, manutenção da permeabilidade das células, síntese de hormonas e de vitamina D. Apenas 30% do colesterol total é proveniente do consumo de alimentos de origem animal (origem exógena). Os outros 70% são produzidos pelo fígado (origem endógena).

“Existem vários tipos de colesterol, mas em geral destacamos dois: o bom e o mau. O colesterol bom é conhecido por HDL, enquanto o mau é chamado de LDL, cujo excesso é justamente o que está associado ao desenvolvimento das doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista brasileira, Rosana Perim, gerente do Serviço de Nutrição do Hospital do Coração (HCor).

Para consciencializar a população sobre os riscos da acumulação do LDL no organismo, a gerente de nutrição do HCor explica que os fatores genéticos podem estar relacionados ao aumento de colesterol sanguíneo, mas na maioria dos casos ocorre por meio de hábitos alimentares incorretos, influenciados pelo elevado consumo de alimentos ricos em colesterol, gorduras saturadas e gorduras transgénicas. “Uma alimentação variada e equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais é indicada para todos os indivíduos, especialmente para aqueles que pretendem manter os níveis de colesterol no sangue desejáveis”, recomenda a nutricionista.

Dieta equilibrada

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os valores ideais de colesterol devem ser: LDL abaixo de 130mg/dL, HDL acima de 40 mg/dL e colesterol total abaixo de 190 mg/dL. Por isso, Rosana ressalta que é muito importante ter em atenção o tipo de alimentação adotada no dia-a-dia. “A base de uma dieta saudável e equilibrada para quem tem o colesterol elevado está na diversificação e na escolha correta dos tipos de gordura presentes nos alimentos. Isso, claro, sempre de maneira equilibrada e sem exageros”, lembra a nutricionista.

Amigos e inimigos da saúde

Rosana destaca ainda quais são os alimentos 'amigos' e 'inimigos' da saúde no combate ao colesterol mau. Entre os 'amigos' encontram-se as verduras e legumes; frutas; cereais integrais; aveia; laticínios magros; peixe – de preferência salmão, sardinha, cavala e atum –; azeite; azeitonas; óleos vegetais de soja; milho; girassol ou canola; e oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas, amendoim; e linhaça.

Já entre os 'inimigos', estão as carnes gordas; frutos do mar e marisco; manteiga e margarina; charcutaria, incluindo salsichas, linguiça, mortadela, salame, bacon, torresmo; banha de porco; leite integral e derivados; queijos amarelos; biscoitos amanteigados e croissants; aves com pele; vísceras, como coração de frango, miolo, fígado; doces com cremes e chantilly; chocolate de leite; polpa e leite de coco.

Consumo de ovos

Durante algum tempo, o ovo era considerado um vilão, e acreditava-se que o colesterol existente na gema poderia elevar os níveis de colesterol no sangue. Porém, os resultados de diversas pesquisas recentes mostraram que a lecitina presente nos ovos funciona como um emulsificante natural de gordura, o que inibe a absorção do colesterol presente no alimento, quando este chega ao intestino. “Esse processo, por sua vez, impede, naturalmente, que o colesterol aumente, mesmo que os ovos sejam ricos nessa substância”, explica Rosana.

Segundo a nutricionista, a inibição da absorção não ocorre a 100%, mas a quantidade é significativa e suficiente para comprovar que o consumo de ovo não contribui para elevação do colesterol sanguíneo. “Estudos realizados na última década evidenciam claramente os efeitos benéficos dos ovos, indicando que é possível consumir uma unidade por dia sem que haja riscos. Portanto, usando o bom senso em relação a quantidade, o alimento pode ser consumido sem grandes preocupações e deve ser alternado com outras fontes de proteínas como as carnes magras, aves sem pele e peixes”, conclui a gerente de nutrição do HCor.

LDL Colesterol (mau) x HDL Colesterol (bom)

Transporta o colesterol do fígado para as células. Se estiver em excesso, pode acumular-se nas paredes das artérias, impedindo a passagem do sangue, aumentando o risco de enfarte e acidente vascular cerebral (AVC). Para manter a saúde do nosso coração, devemos manter o nível do 'colesterol mau' baixo.

Já o 'colesterol bom' é transportado até o fígado onde posteriormente é eliminado. Funciona como um sistema de limpeza nas artérias. Este tipo de colesterol ajuda a manter a saúde do nosso coração e devemos mantê-lo elevado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório