Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Há mais 11 distritos em Alerta Vermelho, avisa a Proteção Civil

A Proteção Civil elevou para Alerta Vermelho mais 11 distritos que se juntam, assim, a Faro e a Beja.

Há mais 11 distritos em Alerta Vermelho, avisa a Proteção Civil
Notícias ao Minuto

16:48 - 03/08/18 por Filipa Matias Pereira

País IPMA

De acordo com a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) , nas próximas 48h mantêm-se as condições de "elevada severidade meteorológica para o risco de incêndio". Com efeito, os distritos de Évora, Setúbal, Lisboa, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda e Bragança passam também a estar em Alerta Vermelho para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. 

Em alerta vermelho, recorde-se, estavam já os distritos de Faro e Beja. Quanto a Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo e Vila Real mantêm-se, para já, em Alerta Laranja. 

A Autoridade Nacional da Proteção Civil recomenda, por isso, "a necessidade de todos adequarem os comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndios rurais, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução", refere o comunicado enviado às redações. 

A severidade da situação deve-se aos valores de humidade relativa inferior a 20% na generalidade do território nacional. Quanto ao vento, soprará com predominância do quadrante Norte, podendo ser moderado a forte (20 a 40 km/h) nas terras altas.

Já em relação à temperatura, mantêm-se os valores elevados de temperatura máxima em todo o território nacional, com valores acima dos 35ºC. 

Adverte ainda o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que nos dias 3 e 4 de agosto se irão observar condições de instabilidade atmosférica, com ventos e ocorrência de trovoadas secas, em particular no interior das regiões Norte e Centro, não sendo de excluir a possibilidade de se estenderem para o distrito de Portalegre. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório