Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Empresa americana quer procurar volfrâmio na Covilhã, Fundão e Pampilhosa

Uma empresa americana quer fazer prospeção de volfrâmio numa área que abrange os concelhos da Covilhã, Fundão e Pampilhosa da Serra e já requereu autorização para o efeito à Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Empresa americana quer procurar volfrâmio na Covilhã, Fundão e Pampilhosa
Notícias ao Minuto

16:46 - 02/08/18 por Lusa

Economia DGEC

O pedido, que será agora alvo de análise, foi apresentado pela empresa 'Godolphin Mining Services', com sede nos Estados Unidos, tendo sido publicado, na quarta-feira, em Diário da República (DR).

O documento especifica que está em causa a "atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais de volfrâmio, estanho e outros metais associados".

Adianta igualmente que a solicitação é para uma área denominada 'Cebola', localizada nos concelhos da Covilhã, Fundão (distrito de Castelo Branco) e Pampilhosa da Serra (distrito de Coimbra), num total de 88,928 quilómetros quadrados.

O mapa referente ao pedido, que se encontra na página da internet da DGEG, mostra que a zona de prospeção requerida abarca localidades como S. Jorge da Beira, Casegas e Ourondo (Covilhã), Silvares (Fundão) ou Dornelas do Zêzere (Pampilhosa), numa área que, apesar de próxima, já fica fora do couto mineiro das Minas da Panasqueira.

Contactado pela agência Lusa, Corrêa de Sá, administrador da Beralt Tin and Wolfram, concessionária das Minas da Panasqueira, garantiu que a empresa é totalmente alheia a este pedido e que não existe qualquer relação entre as firmas.

O aviso do DR também esclarece que, dentro dos termos da lei, todos os interessados neste processo dispõem agora de 30 dias para apresentarem reclamações fundamentadas ou propostas contratuais.

"O pedido está patente para consulta, dentro das horas de expediente, na Direção de Serviços de Minas e Pedreiras da Direção-Geral de Energia e Geologia, sita na Avenida 5 de Outubro, número 208, 1069-203 Lisboa", aponta a informação.

Segundo o referido, o presente aviso, plano de localização e a publicitação do pedido estão também disponíveis na página eletrónica da DGEG.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório