Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Proteja-se da onda de calor que aí vem. DGS reforça conselhos

Temperaturas máximas podem chegar, esta semana, aos 45º C em algumas regiões. Saiba proteger-se dos efeitos negativos do calor na saúde, seguindo os conselhos da Direção-Geral de Saúde. Idosos, crianças e doentes crónicos merecem especial atenção.

Proteja-se da onda de calor que aí vem. DGS reforça conselhos
Notícias ao Minuto

09:16 - 01/08/18 por Melissa Lopes

País Carreira

O verão arrancou tímido (muito tímido) mas mudou de planos, colocando o território continental sob avisos vermelhos até ao próximo sábado e fazendo agravar o risco de incêndio. As temperaturas máximas vão estar durante estes dias "muito acima dos valores normais para a época" e podem atingir "máximos absolutos em vários locais", com máximas a rondarem os 45ºC e as mínimas a aproximarem-se dos 30ºC, de acordo com o IPMA.

Ora, face a estas condições climatéricas, a Direção-Geral de Saúde (DGS) difunde uma lista de conselhos para se proteger dos efeitos negativos do calor intenso na saúde, tais como:

- Procurar ambientes frescos (preferencialmente climatizados)

- Evitar que o calor entre dentro das habitações; correr as persianas, ou portadas e mantenha o ar circulante dentro de casa; refrescar a habitação e evite ligar fornos.

- Beber água ou sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas; Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas - Utilizar roupa solta (algodão), que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol;

- Utilizar protetor solar com fator > 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas;

- Escolher as horas de menor calor para viajar de carro.

- Não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol, nem deixe os animais domésticos no carro;

- Evitar atividades que exijam grandes esforços físicos;

- Dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como: crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior e pessoas isoladas;

- Ofereça água aos recém-nascidos, crianças, pessoas idosas e pessoas doentes porque podem não manifestar sede;

- Os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas específicas devem seguir as recomendações do médico assistente;

- As crianças com menos de seis meses não devem ser sujeitas a exposição solar, devendo evitar-se a exposição direta de crianças com menos de três anos (usar roupa e protetor solar >50)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório