Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

O leitor perguntou: Será que os gatos suam?

Sim, os gatos suam, mas apenas uma fração da quantidade de suor expelida pelos humanos.

O leitor perguntou: Será que os gatos suam?
Notícias ao Minuto

11:03 - 04/08/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mitos

Os felinos podem suar apenas em duas zonas: nas almofadas das patas e entre os dedos.

Porém, a superfície das suas patas é tão limitada que suar não faz grande efeito para arrefecer a temperatura destes felinos. Se notar que o seu gato deixa vestígios de impressões de suor das patas, tal significa que as suas glândulas sudoríferas estão a trabalhar arduamente para lidarem com o calor, o stress, a ansiedade ou com demasiado esforço.

Os gatos desenvolveram outras estratégias para manterem os seus pequenos organismos à temperatura ideal durante o calor, incluindo procurarem ativamente locais com sombra, limitar os seus movimentos e deitarem-se em superfícies frias.

Durante o verão é normal que o seu gato se lave mais vezes, sendo esta uma estratégia de arrefecimento que funciona de modo semelhante a suar. Quando a saliva destes felinos se evapora no pelo, consequentemente a sua temperatura baixa.

Mais ainda, se estiver demasiado calor é normal que o seu gato fique ofegante. Nesses casos deverá dar água ao animal e depositar inclusive cubos de gelo na tigela com água.

Poderá passar também um pano molhado no seu animal de estimação, sugere o veterinário britânico Sam Watson, à publicação Metro UK, indicando também: “Normalmente os gatos gostam que o ambiente esteja cerca de um grau centígrado mais quente comparativamente aos humanos, ou seja, algumas das temperaturas mais quentes que estamos agora a experienciar vão tirá-los da sua zona de conforto”.

Se notar que o seu gato está mais letárgico do que o habitual, existem segundo o especialista alguns passos que deve tomar para os arrefecer:

- Crie áreas com sombra no jardim, a partir de caixas de cartão ou utilize um guarda chuva ou chapéu de sol;

- Ligue a ventoinha;

- Congele uma garrafa com água, embrulhe-a numa toalha e coloque-a ao pé da cama do gato ou do seu local favorito para repousar;

- Coloque uma pequena almofada no frigorífico, na qual o gato se possa deitar após alguns minutos;

- Escove o pelo em excesso do animal;

- Deixe-o deitar-se (se possível) numa superfície fresca, de cerâmica ou de granito;

- Se o seu gato tiver por hábito passear no jardim ou na rua, aplique-lhe um creme de proteção solar apropriado para estes felinos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório