Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Compositor Cândido Lima leva 'Oceanos' ao Out.Fest em outubro

O Out.Fest, cuja 15.ª edição se realiza no Barreiro entre 05 e 06 de outubro, anunciou hoje seis novos nomes do cartaz, incluindo o do compositor Cândido Lima, que vai apresentar a obra 'Oceanos'.

Compositor Cândido Lima leva 'Oceanos' ao Out.Fest em outubro
Notícias ao Minuto

12:00 - 30/07/18 por Lusa

Cultura Barreiro

Estreada no Rivoli, no Porto, em 1979, e dedicada ao compositor Iannis Xenakis, com quem trabalhou, 'Oceanos' é a primeira obra de música portuguesa a usar meios informáticos e electroacústicos e o compositor esperava que a interpretação tivesse o efeito de "uma hecatombe".

"Uma das coisas que me marcou e entusiasmou sempre, em Xenakis, era a sensação de que algumas obras nasciam desordenadas", mas "iam encontrando a sua ordem" e talvez tenha sido esse fator "que marcou as minhas obras, sobretudo as dos anos de 70", disse o compositor numa entrevista, publicada pelo Centro de Investigação da Música Portuguesa, no seu sítio na internet.

'Oceanos' foi reeditada em vinil em 2016, ano em que Cândido Lima levou a composição de volta ao Rivoli.

Cândido Lima nasceu em 1939 em Viana do Castelo, diplomou-se em Piano e Composição, nos Conservatórios de Lisboa e do Porto, que conjugou com a formação em Filosofia e Humanidades. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris.

Estudou composição com Iannis Xenakis, direcção de orquestra com Gilbert Amy e Michel Tabachnik, Electroacústica e Informática Musical nas Universidades de Vincennes e Panthéon-Sorbonne.

Para além de Cândido Lima, o Out.Fest anunciou também Clothilde, Jimi Tenor, Kerox, Nídia, e o Rafael Toral Space Collective 3, que vai interpretar "Moon Field", "acompanhado pela projeção dos maravilhosos desenhos de Rui Toscano que ilustram o disco", segundo a organização.

No começo do mês foi anunciado que Fret (Mick Harris), Linn da Quebrada, Group A e Lotic estavam entre os artistas que vão atuar na 15.ª edição do Out.Fest -- Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro.

O Out.Fest tem coprogramação da OUT.RA -- Associação Cultural e da Filho Único -- Associação Cultural.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório