Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Israel permite com condições entrada de mercadorias em Gaza

Israel anunciou hoje que será aberto na terça-feira o único ponto de passagem de mercadorias entre Israel e a faixa de Gaza, fechado desde dia 09, com a condição que até lá haja calma total.

Israel permite com condições entrada de mercadorias em Gaza
Notícias ao Minuto

13:23 - 22/07/18 por Lusa

Mundo Israel

O anúncio surge depois de uma nova escalada de violência que custou a vida, na sexta-feira, a quatro palestinianos e a um soldado israelita.

A ONU alertou que a faixa de Gaza, submetida a um bloqueio israelita, está a enfrentar uma séria falta de combustíveis, que afeta os hospitais mas também a rede de distribuição de água e de saneamento, e apelou ao levantamento das restrições impostas por Israel.

O ministro da Defesa de Israel, Avigdor Lieberman, disse que o sábado foi provavelmente "o dia mais calmo desde 30 de maço", quando um movimento de protesto palestiniano começou ao longo da barreira de separação, em protesto pelo bloqueio imposto por Israel durante mais de 10 anos.

Pelo menos 149 palestinianos foram mortos pelo exército israelita no enclave, desde essa data.

Depois de um cessar-fogo anunciado na noite de sexta-feira para sábado pelo Hamas, no poder na faixa de Gaza, e depois de uma escalada da violência durante a semana, mais nenhum morteiro foi atirado contra o território israelita.

"Se hoje e amanhã a situação de sábado se manter inalterada autorizaremos que na terça-feira o terminal de Kerem Shalom retome a sua atividade normal", disse o ministro Lieberman em comunicado.

Mas advertiu: "A chave de tudo isso é a calma: zero balão incendiário, zero confronto perto do muro (marcando a fronteira), zero morteiro, e Deus nos ajude, zero tiro".

Nas últimas semanas as autoridades israelitas relataram cerca de 20 incêndios por dia e quase 3.000 hectares queimados devido a dispositivos incendiários caseiros lançados contra território israelita a partir da faixa de Gaza.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório