Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Como tirar aquela música ‘chata’ da cabeça? Há solução

A maioria dos indivíduos fica, em algum momento, com alguma música na cabeça. O fenómeno é sem dúvida irritante, mas a sensação é ainda pior quando nem sequer gostamos daquela música ‘chata’... é-lhe familiar?

Como tirar aquela música ‘chata’ da cabeça? Há solução

Como tirá-la da cabeça? Segundo um novo estudo da Universidade de Reading, no Reino Unido, há um método simples: mastigar pastilha elástica após ouvir a música ‘pegajosa’.

Em declarações à BBC News, os autores da pesquisa garantem que esse ato nos faz pensar na música com menor frequência.

Segundo Phil Beaman, professor da Escola de Psicologia e Ciências da Linguagem da Universidade de Reading e autor principal do estudo, o ato de mover a mandíbula interfere com a memória a curto prazo e com a imaginação de sons.

"Quando tenta recordar uma canção, usa muitos dos mesmos mecanismos que usaria para falar e cantar. E, quando mastiga pastilha, acaba por usar esses mesmos sistemas para planear os movimentos das mandíbulas", explica Beaman.

"Ao forçar essas regiões a permanecer ativas durante o ato de mastigação, estas ficam menos disponíveis para ajudar na geração ou na recordação de uma melodia ‘chata’ e insistente”.

O cientista destaca que o fenómeno da ‘canção pegajosa’ é observado há séculos e mereceu referências em obras de escritores clássicos da língua inglesa, como Mark Twain e Edgar Allan Poe.

Beaman realizou uma experiência com 98 voluntários, que escutaram as canções ‘Play Hard’, de David Guetta, e ‘Payphone’, de Maroon 5.

Seguidamente, os cientistas pediram aos voluntários que nos três minutos seguintes evitassem pensar nas canções que haviam escutado. Mas que, caso pensassem nelas, batessem numa tecla.

Os que mastigaram pastilha disseram ouvir e pensar nas melodias escutadas com uma frequência três vezes menor.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório