Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Justiça alemã encerra processo de extradição de Puigdemont

A justiça alemã retirou hoje as medidas cautelares que tinha imposto ao antigo presidente do Governo da Catalunha Carles Puigdemont até à sua extradição, após um juiz espanhol ter cancelado esta exigência.

Justiça alemã encerra processo de extradição de Puigdemont
Notícias ao Minuto

14:46 - 20/07/18 por Lusa

Mundo Catalunha

Num breve comunicado, o tribunal indicou que recebeu uma notificação da procuradoria de Schleswig-Holstein onde se informava a decisão emitida pelo Tribunal Supremo espanhol.

O tribunal alemão, que em 12 de julho decidiu a extradição de Puigdemont -- mas apenas por alegado delito de peculato (desvio de fundos), mas não pelo de rebelião, muito mais grave, e que era solicitado pela justiça espanhola --, tinha decidido que o líder independentista permanecesse em liberdade sob pagamento de uma fiança de 75.000 euros, e com a obrigação de se apresentar semanalmente à polícia.

O Tribunal Supremo espanhol decidiu cancelar na quinta-feira o mandado europeu de detenção do ex-líder do governo catalão, recusando-se a julgar o independentista em fuga apenas pelo alegado delito de peculato e não pelo de rebelião.

O juiz Pablo Llarena respondeu assim à decisão tomada na semana passada pelo tribunal alemão.

O cancelamento do mandado europeu de detenção significa que Puigdemont vai continuar em liberdade, mas não poderá regressar durante 20 anos a Espanha, onde seria imediatamente detido para responder pelo crime de rebelião, que só prescreve passado este período.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório