Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Proteção Civil avisa a população para perigo de incêndio rural

Após contactar o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para o perigo de incêndio rural em vários distritos, nomeadamente no de Faro.

Proteção Civil avisa a população para perigo de incêndio rural
Notícias ao Minuto

14:21 - 20/07/18 por Ana Lemos

País Meteorologia

Tendo em conta as previsões do IPMA para esta sexta-feira, que apontam para "tempo quente e vento moderado" estão reunidas "condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais".

Por esse motivo, e através de email enviado às redações, o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) deixa um aviso à população, nomeadamente às dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Beja.

Isto porque, segundo as previsões do IPMA que apontam para "vento do quadrante Oeste, que vai soprar moderado a forte (até 40 Km/h), com rajadas que podem atingir 60 Km/h na faixa costeira ocidental e terras altas (em especial serras da Lousã, S. Mamede e Monchique, durante a tarde e início da noite) e temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve", bem como a previsão de temperaturas a rondar os 30/35ºC no Interior, e entre 24 e 26ºC no Litoral, "prevendo-se uma ligeira subida em especial no sábado e na segunda-feira (21 e 23 julho)", e uma "humidade Relativa do Ar (HRA) entre 20 e 30% nas regiões do Interior e do Algarve, com franca recuperação noturna na generalidade do território", devem as populações evitar certas ações e comportamentos de risco.

Explica a ANPC que "estas condições configuram índices de risco de incêndio muito elevado a máximo", nomeadamente "no distrito de Faro e em alguns concelhos dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Beja, com previsão de agravamento na segunda-feira (23 jul) no Interior Norte e Centro (em especial na região de Trás-os-Montes e nos distritos da Guarda e Castelo Branco)".

Face a este cenário, lembre-se do que, de acordo com a lei, é proibido fazer:

  • Realizar queimadas, fogueiras para recreio, lazer, ou confeção de alimentos;
  • Utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
  • Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
  • Lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
  • Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
  • A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Deve ainda, perante estas previsões meteorológicas, adotar cuidados especiais:

  • Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
  • Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
  • Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório