Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

O colossal hotel imaginado por Hitler que vai deixando de ser má memória

Complexo turístico estende-se ao longo de 4,5 quilómetros de baía. Chegou a ser considerado um dos maiores resorts de férias do mundo.

Notícias ao Minuto

13:31 - 20/07/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Alemanha

O hotel Prora, na ilha de Rügen, na Alemanha, foi pensado como um projeto megalómano. Era suposto ser um resort gigante, “o maior e mais grandioso que alguma vez existiu”, com 20 mil quartos. Era suposto ter duas piscinas oceânicas, um cinema, um teatro e uma arena para concertos com capacidade para 20 mil pessoas. Não cumpriu todas as expetativas, nem sequer chegou a ser inaugurado.

O complexo de oito blocos de edifícios foi construído entre 1936 e 1939, a mando de Adolf Hitler. A colossal estrutura estende-se ao longo de 4,5 quilómetros numa extensa baía, a cerca de 150 metros do mar.

Desenhado por Clemens Klotz, que era orientado por Albert Speer, principal arquiteto do ‘führer’, o projeto ‘Kraft durch Freude’ (‘Força através da alegria’) envolveu nove mil trabalhadores, mas foi interrompido pela Segunda Guerra Mundial.

Agora, vai lentamente ganhando vida. Há quatro blocos a serem reabilitados, para diversos projetos, um bloco funciona já como um hostel e três permanecem abandonados.

De acordo com o Daily Star, que noticia as novas inaugurações, há, porém, preocupações com a forma como tem sido comunicada a abertura dos espaços, temendo-se uma banalização da sua ‘herança’ trágica ou um ‘branqueamento’ do seu contexto histórico.

Katka Lucke, uma artista com exposições no local, indicou ao jornal britânico, que é importante uma comunicação sóbria e responsável, tendo em conta o proliferação do pensamento nacionalista na Alemanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório