Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Porque dói tanto quando batemos com o cotovelo?

Não é em qualquer situação, mas há um ponto exato na zona do cotovelo que parece mais sensível que todas as outras. Sabe de que falamos?

Porque dói tanto quando batemos com o cotovelo?
Notícias ao Minuto

10:30 - 20/07/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Corpo humano

Nervo ulnar, comummente conhecido em inglês como ‘funny bone’, não é um osso, nem tem nada de engraçado, quando exposto a algum embate. É, na verdade, um nervo, que se situa junto ao cotovelo, entre ossos, estando protegido apenas por pele e gordura.

A ciência por detrás de toda a dor sentida neste ponto de que falamos explica que é a pouca proteção, que deixa o nervo demasiado exposto, que o torna mais vulnerável que outros nervos que, embora seja também rodeados de pele e gordura, estão em zonas mais protegidas pelo próprio corpo.

Ler isto não lhe vai fazer sentir menos dor, certamente, mas fá-lo-à entender porque é quem um simples ‘toque’ se traduz em dor por todo o braço e até à ponta dos dedos. Até porque são muitos os que desconhecem o Síndrome do Túnel Ulnar em que a dor sentida é muito mais frequente e pode advir simplesmente de uma má posição durante o sono.

Nos casos mais extremos, esta condição pode levar à perca de força dos músculos nos braços e dedos pelo que, mesmo que se fique muito tempo sem episódios de dor no nervo ulnar, a situação deve ser vista por um médico especialista.

Quanto ao tratamento, dependerá da progressão da condição em cada indivíduo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório