Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Sete coisas bizarras que podem acontecer enquanto dorme

Apagar a luz, puxar os lençóis e fechar os olhos – simples, não é? Ou não... infelizmente dormir uma noite de sono longa, tranquila e descansada não é para todos. Identifica-se?

Sete coisas bizarras que podem acontecer enquanto dorme
Notícias ao Minuto

22:30 - 19/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Terror

A Associação Mundial de Medicina do Sono (WASM) refere que, em todo o mundo, 45% dos indivíduos são afetados por distúrbios do sono, tratando-se de uma verdadeira "epidemia global".

De acordo com a BBC News são vários os eventos que podem ocorrer enquanto dormimos e que nos podem deixar em estado de alerta.

1. Paralisia do sono

Uma em cada 20 pessoas tem alucinações enquanto dorme ou ao acordar. A paralisia do sono ocorre durante a fase REM do sono, um estágio associado a sonhos vividos.

Quem passa por essa situação pode abrir os olhos e ver o que está ao seu redor, mas não consegue mover-se – ou seja, o cérebro acorda, mas o corpo não. O resultado pode ser aterrorizante: muitos já descreveram sentir um medo profundo ou ver figuras sobrenaturais.

2. Sonhos recorrentes

Sonhos são uma forma do nosso subconsciente reavaliar e processar experiências, então, um sonho recorrente pode indicar um assunto da vida real mal resolvido. Se ele cessa, o conflito pode ter sido solucionado.

3. Síndrome da cabeça explosiva

Este síndrome caricato, ocorre sobretudo no momento em que se está a adormecer. Estes indivíduos ouvem um ruído extremamente alto, muitas vezes que se assemelha a uma ‘explosão’ ou a sons de fogos de artifício, gritos ou portas a bater.

4. Espasmos hipnagógicos

Está a tentar adormecer e de repente tem a súbita sensação de que está a cair – é-lhe familiar?

Ainda não há um consenso relativamente à causa dessa contração involuntária dos músculos, mas uma das teorias aponta para os nossos ancestrais primatas. A reação peculiar seria um instinto primitivo indicador que relaxar os músculos nos pode levar a cair de uma árvore.

5. Falar

Comum a muitos de nós. O que é dito durante o sono poder ir desde algo coerente e complicado, a completos disparates, porém toda essa ‘conversa’ pode interferir de facto na qualidade do sono da pessoa ou de quem dorme ao seu lado.

6. Sonambulismo

Quem sofre de sonambulismo caminha ou realiza outras tarefas enquanto dorme.

A causa desse fenómeno é ainda desconhecida, mas a comunidade médica concorda que é sobretudo genético. Sendo mais comum nos mais jovens: 20% das crianças têm sonambulismo.

7. Síndrome das pernas inquietas

Enquanto dorme, a pessoa faz movimentos repetidos, com frequência, usando os membros inferiores, em intervalos regulares, de normalmente 20 a 40 segundos. Esses pequenos espasmos podem ocorrer ao longo de alguns minutos ou até mesmo por várias horas.

A causa para tal acontecer ainda é desconhecida, mas os cientistas acreditam que se trata de algum mecanismo do sistema nervoso. Ainda que não seja uma condição grave, pode deixar os indivíduos cansados durante o dia, já que o seu sono é interrompido sistematicamente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório