Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Sim, também o cheiro do café tem o ‘poder’ de nos despertar

Viciados em café, podem sustentar o vosso amor com mais este argumento.

Sim, também o cheiro do café tem o ‘poder’ de nos despertar
Notícias ao Minuto

08:00 - 23/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Cafeína

Estudos sobre os benefícios do café são sempre bem vindos por todos aqueles que não vivem sem a mais famosa bebida matinal (e não só). Ainda que se alerte para a necessidade de não se abusar na dose diária, muitas são as vantagens apontadas ao consumo de café, enquanto meio que ajuda a prevenir certas doenças, entre as quais o Alzheimer.

Mas a função primordial do café será sempre o manter o ser humano desperto – é isto que vicia muitos e que torna o seu consumo imprescindível logo pela manhã.

É neste aspeto que um recente estudo agora publicado se sustenta – o sentimento de alerta e maior concentração conseguido pelo café. Segundo Adriana Madzharov, autora do estudo, o aroma de café tem também o poder estimulante a nível cerebral, aspeto que foi comprovado através da análise a uma amostra de 144 estudantes que foram divididos em dois grupos para responder a várias questões matemáticas.

Uma das salas, era neutra, a outra, contava com o aroma a café, e foi desta ultima sala que saíram os resultados mais positivos.

Embora o efeito placebo seja uma hipótese apontada pelo grupo de investigação, que admitem que os bons resultados surgem também, em parte, do conhecimento prévio por parte dos estudantes de que o aroma a café poderia beneficiar os seus resultados, contudo, uma segunda análise foi feita a 223 estudantes (de onde nenhum dos quais tinha participado no primeiro teste) que foram expostos a vários aromas como flores ou novamente o café comprovando que é realmente este o aroma que deixa os indivíduos mais alerta e energéticos.

Ainda que as amostras de estudo sejam pouco relevantes, pela pouca expressão numérica, é porta de entrada para outros estudos que abordem a questão do olfato no comportamento e desempenho humano.

Quando aos autores do presente estudo, pretendem alargar a sua investigação, avançando agora para a análise sobre os efeitos que o aroma a café têm na capacidade de despertar o ser humano.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório