Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Afinal, os nossos antepassados comem ‘pão’ desde a era do paleolítico

Com tal descoberta, os autores da investigação alegam que os hidratos de carbono são essenciais à evolução humana.

Afinal, os nossos antepassados comem ‘pão’ desde a era do paleolítico
Notícias ao Minuto

12:15 - 19/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Evolução

Hidratos de carbono: Não conseguimos viver sem eles. E embora muitas dietas sugiram que se corte neste essencial à refeição do ser humano, os hidratos de carbono são, nas doses certas, tão importantes quanto a proteína e vegetais ou legumes.

Ainda assim, é fácil abusar-se da dose, com pequenos almoços demasiado ricos em hidratos, preferência por este composto em relação aos legumes ou má escolha de hidratos (deve-se preferir os complexos, como os integrais, por garantir uma maior saciedade).

Na procura por uma alimentação mais saudável, muitos são os que levam a rotina alimentar a viajar no tempo até à era do paleolítico, em que se inspiram para uma alimentação mais natural e orgânica.

Além dos produtos naturais, a dieta Paleo – muito seguida por quem pratica desporto, de onde se destacam os praticantes do Crossfit – baseia-se na preferência por proteína animal e legumes, numa tentativa de aproximação da alimentação que era levada há muitas décadas atrás.

Mas parece que, afinal, os nossos antepassados já comiam hidratos de carbono ainda antes de se criar a agricultura, que aconteceu apenas no período neolítico.

É certo que não falamos de pão como o que hoje conhecemos, contudo, as propriedades estavam lá, aspeto comprovado pelos cientistas que estudaram a alimentação dos nossos antepassados e apontam um alimento com os mesmos nutrientes que a farinha, além de contar com aveia e sementes de algumas plantas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório