Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Wikipédia garante que não cederá nos seus princípios para entrar na China

O fundador do Wikipédia, Jimmy Wales, advertiu hoje, em Taiwan, que a enciclopédia eletrónica "não cederá nos seus princípios" para entrar na China, mas que continuará a "colaborar com o Governo chinês para terminar o bloqueio".

Wikipédia garante que não cederá nos seus princípios para entrar na China
Notícias ao Minuto

10:55 - 19/07/18 por Lusa

Tech Jimmy Wale

Lançada em maio de 2001, a versão em chinês do Wikipédia está bloqueada na China desde 03 de junho de 2004, um dia antes do 15.º aniversário da sangrenta repressão do movimento pró-democracia de Tiananmen.

Segundo Wales, muitas empresas cederam perante exigências de Pequim para acederem ao mercado chinês, mas o Wikipédia "nunca o fará", apesar de reconhecer que esta é uma decisão "complicada" e difícil de classificar como "correta ou incorreta".

O fundador do Wikipédia destaca que a sua empresa pode contribuir para um entendimento maior entre a China e o mundo, incluindo para uma melhoria dos laços entre Pequim e Taipé, já que o "conhecimento ajuda a resolver mal-entendidos".

"O conhecimento e a aceitação dos factos históricos e a compreensão dos desacordos são incrivelmente poderosos para gerar soluções", afirmou.

Wales participa em Taiwan do Fórum de Inovação Digital, que se celebra até sexta-feira e aborda a inteligência artificial, tecnologia científica e financeira e a inovação digital.

China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas.

No entanto, Pequim considera Taiwan parte do seu território, e não uma entidade política soberana.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório