Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Multa à Google pode acabar com Android gratuito

O CEO da Google reagiu às notícias da multa aplicada pela União Europeia.

Multa à Google pode acabar com Android gratuito
Notícias ao Minuto

09:07 - 19/07/18 por Miguel Patinha Dias

Tech Europa

A inclusão de apps da Google como o motor de busca da empresa ou o navegador Chrome no sistema operativo Android levou União Europeia a acusar a tecnológica de Mountain View de violar regras de concorrência.

Não é apenas com a acusação que a Google tem de lidar uma vez que a empresa também ‘apanhou’ uma multa recorde no valor de 4,3 mil milhões de euros. A situação levou o CEO da Google, Sundar Pichai, a pronunciar-se através de um publicação de blogue e foi apontando que a decisão pode afetar o modelo gratuito do sistema Android.

“Se as fabricantes de smartphones e operadores de comunicação não pudessem incluir as nossas apps nos seus dispositivos, isso perturbaria o equilíbrio no ecossistema Android”, escreve Pichai. “Até aqui o modelo de negócio do Android significou que não tivemos de cobrar às fabricantes de smartphones pela nossa tecnologia ou depender de um modelo de distribuição altamente controlado. Mas estamos preocupados que a decisão perturbe o equilíbrio delicado que atingimos com o Android e que isso envie um sinal preocupante a favor de sistemas proprietários em vez de plataformas abertas”.

Nota o The Verge que o facto de a Google estar a ser criticada pela inclusão de um pacote das suas apps em todos os sistemas Android não significa que as fabricantes e as operadoras não o possam vir a fazer pela sua própria decisão. Ainda assim, a impossibilidade de a Google integrar as suas apps em todos os smartphones teria certamente impacto na receita resultante de anúncios e publicidade da empresa.

Entretanto a Google já anunciou que planeia recorrer da decisão da União Europeia.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório