Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Arguidos em liberdade proibidos de sair do concelho de residência

Os 19 arguidos que ficam em liberdade no âmbito do processo do grupo de motociclistas Hells Angels estão proibidos de sair dos concelhos das respetivas residências, segundo um comunicado do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa.

Arguidos em liberdade proibidos de sair do concelho de residência
Notícias ao Minuto

18:04 - 18/07/18 por Lusa

País Hells Angels

Do total de 58 arguidos, 39 ficam em prisão preventiva, embora três possam passar a prisão domiciliária se forem verificadas as condições necessárias.

Segundo o comunicado, hoje divulgado, estes arguidos estão "fortemente indiciados" de associação criminosa, homicídio qualificado na forma tentada, roubo, ofensivas à integridade física graves, ofensas à integridade física qualificadas, posse e tráfico de armas proibidas e tráfico de droga.

"Foi considerado existir, em concreto, perturbação do decurso do inquérito, perigo de fuga e forte perigo de continuação da atividade criminosa", refere o comunicado do TIC.

Além da proibição de saírem dos concelhos das respetivas residências, os arguidos em liberdade têm de se apresentar periodicamente às autoridades e estão impedidos de contactar com os coarguidos, à exceção dos casos em que são irmãos ou pai e filho.

Estes arguidos não podem igualmente frequentar espaços dos Hells Angels, participar em concentrações e eventos de 'motards', como o que se inicia na quinta-feira em Faro, e ainda exercer atividades de segurança privada.

Um 59.º arguido encontra-se detido na Alemanha.

Nas suas alegações, o Ministério Público tinha pedido a aplicação de prisão preventiva para 54 arguidos e apresentações diárias às autoridades para os restantes.

A investigação do caso dos Hells Angels foi elaborada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal e pela Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária e os mandados de busca e de detenção foram executados há uma semana.

Depois de os 58 arguidos terem sido identificados na noite de quinta-feira e durante a madrugada de sexta-feira, os interrogatórios demoraram três dias, tendo terminado no domingo no TIC.

A proposta de medidas de coação do Ministério Público e as alegações da defesa decorreram na segunda e na terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório