Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Espetáculos de música animam noites de verão no jardim público de Beja

A primeira edição da iniciativa 'Às Quintas no Jardim' começa esta semana, em Beja, e inclui vários espetáculos de música para animar noites de verão no jardim público da cidade, divulgou hoje o município.

Espetáculos de música animam noites de verão no jardim público de Beja
Notícias ao Minuto

17:00 - 18/07/18 por Lusa

Cultura Às Quintas no Jardim

Segundo a câmara municipal, a iniciativa, com espetáculos sempre a partir das 21h30, até 06 de setembro, convida os habitantes "a sair de casa" e pretende animar as noites de quinta-feira no Jardim Gago Coutinho e Sacadura Cabral, considerado "um dos ex-líbris" e "uma das zonas verdes mais importantes" de Beja.

A iniciativa vai começar na quinta-feira com o espetáculo 'Uma Orquestra, Múltiplos Sons', um encontro entre a cultura festiva tradicional e expressões artísticas contemporâneas coproduzido pelo Grupo de Cante Os Lagóias e pela Escola de Artes do Norte Alentejano.

Segue-se, também na quinta-feira, um espetáculo do projeto Os Andarilhos, constituído pelos músicos Nuno Maurício (voz e guitarra) e Fábio Gomes ("cajon", percussões e guitarra), que, "num formato de fusão entre o acústico e o elétrico", interpretam um repertório composto por temas de vários intérpretes e bandas das músicas portuguesa e anglo-saxónica do século XX.

A noite de dia 26 deste mês será dedicada à viola campaniça e à música tradicional portuguesa com um espetáculo do cantor e tocador Paulo Colaço e outro do grupo Alma Sul.

Em agosto, haverá um espetáculo do grupo Vozes do Sul e outro do cantor Celso Graciano, no dia 02, e 'Fados na Planície', com atuações dos fadistas Mafalda Vasques, Sandra Reis, Francisco Aires e Pedro Calado acompanhados pelos músicos Rogério Mestre (guitarra portuguesa), Carlos Franco (viola) e Zé Pedro Grazina (baixo), no dia 09.

Espetáculos da oficina de percussão de Beja Rufar e Bombar e da dupla de cantores e guitarristas Fernando Pardal & Zé Pedro Grazina, no dia 16, e do cantor Tiago Bento e do grupo de música tradicional Mata Bicho, no dia 30, são as outras ofertas previstas para o mês de agosto.

A iniciativa 'Às Quintas no Jardim' termina no dia 06 de setembro com um espetáculo do projeto "Travessias" inserido na programação do evento de animação cultural 'ArtFest Patrimónios'.

O projeto 'Travessias', que reúne a cantora Joana Capela Pires e os músicos João Fernandes (guitarra), Ricardo Alberto (violino) e Vicente Limafortes (violoncelo e percussão), cruza o fado e a música popular brasileira, através da interpretação de "clássicos" que marcam a história das músicas de Portugal e do Brasil.

Para animar o verão, o município também está a promover a iniciativa 'Beja Acontece', que inclui espetáculos e atividades de animação de rua nas noites de sexta-feira e nas manhãs de sábado em vários espaços ao ar livre da cidade.

Já o verão nas aldeias das freguesias rurais do concelho está a ser animado através de ofertas culturais, como espetáculos de música e sessões de cinema, da iniciativa 'Noites ao Fresco', que era organizada pela Câmara de Beja, mas este ano passou para a responsabilidade direta das juntas de freguesia no âmbito de um protocolo assinado com o município.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório