Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Realizou-se hoje o primeiro voo entre a Etiópia e Eritreia em 20 anos

O primeiro voo comercial em 20 anos entre a Etiópia e a Eritreia partiu hoje de Adis Abeba, uma ligação que marca a reconciliação entre os dois países do Corno de África, informou hoje a Ethiopian Airlines.

Realizou-se hoje o primeiro voo entre a Etiópia e Eritreia em 20 anos
Notícias ao Minuto

09:06 - 18/07/18 por Lusa

Mundo Reconciliação

A Ethiopian Airlines informou na sua página da Internet que o voo ET0312 para Asmara partiu do Aeroporto Internacional de Adis Abeba após uma cerimónia descrita pelo chefe da companhia, Tewolde GebreMariam, como "um evento único na história da Etiópia e da Eritreia".

A Etiópia e a Eritreia chegaram a acordo no início do mês para retomar relações diplomáticas e abrir as fronteiras, depois de décadas de hostilidades.

Há duas semanas, o novo primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed fez uma visita histórica à Eritreia.

No fim de semana passado foi a vez do presidente da Eritreia, Isaias Afwerki, visitar a Etiópia, depois de décadas de hostilidade entre os países vizinhos.

Os dois países romperam ligações diplomáticas no início de um conflito pelas fronteiras, que os opôs entre 1998 e 2000 e que fez cerca de 80 mil mortos.

As relações mantiveram-se tensas, depois de a Etiópia ter recusado ceder à Eritreia um território fronteiriço disputado pelos dois países, apesar de uma comissão internacional independente apoiada pelas Nações Unidas (ONU) ter decidido nesse sentido em 2002.

O novo primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, quebrou o gelo no mês passado ao anunciar a vontade do seu país em assinar um acordo de paz.

Antiga província etíope no Mar Vermelho, a Eritreia declarou independência em 1993, depois de expulsar as tropas etíopes dos seus territórios em 1991, pondo termo a três décadas de guerra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório