Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Atenção, os cães podem transmitir esta doença aos humanos

Os donos de animais estão a ser alertados sobre a nova estirpe do vírus que canino que contagia os humanos.

Atenção, os cães podem transmitir esta doença aos humanos
Notícias ao Minuto

07:00 - 18/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Inimigo invisível

Um novo estudo publicado no periódico científico Emerging Infectious Diseases, alerta os donos de cães para que lidem com os seus animais com precaução, devido à incidência do vírus de brucelose canina.

O aviso dá-se após a comunidade veterinária ter descoberto uma nova estirpe da bactéria, que para além de infetar os cães pode também alastrar para os seres humanos contaminando-os. Apesar, dessa bactéria ser mais frequentemente transmitida a partir de gado, uma nova pesquisa norte-americana apurou que os cães não castrados podem igualmente contaminar os humanos.

Mais ainda, os especialistas alertam que mesmo que o seu cão esteja infetado, essa infeção pode não ser imediatamente detetada.

De acordo com a Associação Norte-Americana Nacional e Estatal de Saúde Pública Veterinária, o vírus é transmitido de cão para cão através do contacto com as mucosas.

Corrimentos vaginais, sémen e fluídos e tecidos associados ao nascimento e aborto contém as concentrações mais elevadas da bactéria, mas a urina, o sangue, leite, saliva e fezes também contém vestígios.

Os sintomas podem incluir: infertilidade, abortos espontâneos e o parto de nados-mortos.

Já os cães machos adultos, podem desenvolver atrofia testicular. E em alguns casos, o vírus pode afetar os rins, o cérebro e a espinha.

Felizmente os sintomas nos seres humanos não são tão severos. Assim que a bactéria é transmitida do cão para o individuo, este pode experienciar febre, fadiga, dores de cabeça e dores musculares.

Todavia, a brucelose pode afetar nocivamente mulheres grávidas, crianças, os cidadãos mais seniores, ou aqueles que por algum motivo já tem o seu sistema imunitário enfraquecido e comprometido.

Apesar de ainda ser fundamental a realização de mais pesquisas, os especialistas recomendam que permaneça alerta e ciente de todos os riscos, e atento ao surgimento de quaisquer possíveis sintomas. E aconselham a castração do animal, caso não pretenda fazer criação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório