Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Eutanásia, uma das lutas que João Semedo travou até ao fim

João Semedo, médico e dirigente do Bloco de Esquerda, nunca disse 'não' às suas lutas. Travou até ao fim a defesa pelo "direito a morrer com dignidade". Recorde o que defendeu o bloquista em abril.

Notícias ao Minuto

12:46 - 17/07/18 por Melissa Lopes

País Óbito

João Semedo morreu esta terça-feira, dia 17, depois de uma luta durante anos contra o cancro nas cordas vocais . Tinha 67 anos e uma vida cheia de lutas, entre elas, destaque para a luta para salvar o Serviço Nacional de Saúde e a luta a favor da legalização da eutanásia.

Foi sobre esta última que se pronunciou publicamente, num vídeo publicado em abril pelo site Esquerda.net, cerca de um mês antes da votação no Parlamento.

"Despenalizar a morte assistida para que no final de vida seja o doente a escolher. Nós defendemos que a tolerância se deve impor à prepotência e ao autoritarismo. Cada um deve decidir sobre o final da sua vida, como todos decidem, ao longo da vida, o que fazer com a sua vida", defendeu João Semedo. 

No final do mês de maio, o Parlamento, recorde-se, chumbou os quatro projetos de lei (do PS, Bloco de Esquerda, PEV e PAN) que propunham a legalização da eutanásia. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório