Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Morreu João Semedo, antigo líder do Bloco de Esquerda

Morreu João Semedo, antigo líder do Bloco de Esquerda (BE). Tinha 67 anos.

Morreu João Semedo, antigo líder do Bloco de Esquerda
Notícias ao Minuto

08:27 - 17/07/18 por Melissa Lopes

País Óbito

João Semedo perdeu esta terça-feira a batalha contra o cancro. O antigo líder do Bloco de Esquerda morreu hoje, aos 67 anos, anunciou o próprio partido. 

"Tive a vida que escolhi, a vida que quis, não tenho nada de que me arrependa no que foi importante”, disse João Semedo, numa das últimas entrevistas, destaca o site Esquerda.net numa nota de pesar. 

João Semedo tinha apenas 16 anos quando a política lhe 'piscou o olho' e aos 21 entrou para o PCP, por ser a única forma de combater o fascismo, a PIDE e a guerra colonial, e de lutar pela liberdade, a democracia, eleições livres e o fim do colonialismo.

Um partido que deixaria nos anos 90 por considerar que estava "esgotado" para passar a erguer a bandeira do Bloco de Esquerda. Depois de uma década como deputado, em 2013, a doença bateu-lhe à porta e roubou-lhe a voz. Partilhou a liderança do Bloco de Esquerda, entre 2012 e 2014, com Catarina Martins, numa altura frágil do partido

Fez da eutanásia uma das suas últimas bandeiras, que defendeu até à última. "Não é Deus que nos tira a vida, é a doença incurável e fatal", afirmou em entrevista ao Notícias ao Minuto em abril do último ano, ano em que ainda chegaria a ser candidato autárquico ao Porto. Uma corrida que acabaria por abandonar  a meio devido a uma recaída. Entendia que "o natural seria as Esquerdas unirem-se" na Invicta

Com António Arnaut, que também nos deixou este ano, João Semedo batalhava, também, noutra frente: salvar o Serviço Nacional de Saúde. Com esse lema, juntos apresentaram o livro 'Salvar o SNS', que propunha uma nova lei de bases para a saúde. 

Membro da direção do movimento cívico 'Direito a morrer com dignidade', João Semedo nasceu a 20 de junho de 1951, em Lisboa, cidade onde frequentou o Liceu Camões e onde se veio a licenciar, na Faculdade de Medicina de Lisboa, em 1975.

João Semedo fundou, em 2003, com outros ex-dirigentes do PCP, o Movimento da Renovação Comunista. No ano seguinte, aceitou o convite de Miguel Portas para integrar como independente as listas do Bloco para o Parlamento Europeu.

A aproximação ao Bloco de Esquerda prosseguiu com a participação de João Semedo nas listas às legislativas pelo Porto, acabando por se tornar deputado, substituindo João Teixeira Lopes, em março de 2006.

Aderiu ao Bloco de Esquerda em 2007 e protagonizou candidaturas autárquicas em Gondomar (enquanto independente em 2005), Gaia (2009) e Lisboa (2013).

Catarina Martins, atual líder do Bloco de Esquerda, presta homenagem a João Semedo, no dia da sua despedida, agradecendo-lhe. "Obrigada, João", escreve, partilhando uma fotografia dos dois. Após a saída de Francisco Louçã, recorde-se, Catarina Martins e João Semedo lideram o partido lado a lado, numa liderança bicéfala que durou entre 2012 e 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório