Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Jovens obesos têm os mesmos níveis de fertilidade que adultos com 40 anos

A fertilidade é um aspeto fortemente afetado pela obesidade. No âmbito do mês da fertilidade, que ocorreu em junho, um estudo abordou o tema e alerta para a sua grande prevalência a nível nacional.

Jovens obesos têm os mesmos níveis de fertilidade que adultos com 40 anos
Notícias ao Minuto

16:00 - 16/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Fertilidade

É certo que o problema não se reflete da mesma forma em ambos os sexos, contudo, é errada a ideia de que apenas o peso da mulher tem consequências a nível da capacidade reprodutiva do casal, um mito em que 74% dos inquiridos acredita. Na verdade, o excesso de peso prejudica a fertilidade tanto no homem como na mulher.

Os dados apresentados pretendem alertar para um problema que afeta entre 260 e 290 casais portugueses, revela um estudo desenvolvido pela Universidade do Porto.

O inquérito foi feito pela PronoKal Group, empresa especializada em tratamentos médicos para perda de peso, e conclui que são muitas as ideias erradas em que se acredita relativamente à associação destes dois fatos.

Quando sofre com excesso de peso, uma mulher de 20 anos reduz em muito a sua probabilidade de engravidar, que se equipara à menor probabilidade com que conta uma mulher de 40 anos. Tal acontece devido ao desequilíbrio hormonal causado por excesso de gordura, que diminui a ovulação e pode até levar à menopausa precoce.

Em relação ao turbo neural, zona onde se desenvolve o sistema nervoso central do bebé, 42% dos inquiridos responde que o excesso de peso “pouco ou nada afeta”, mas um estudo publicado no Journal of the American Medical Association alega que não só afeta esta porção embrionária como a qualidade do próprio sémen.

Também a excessiva demora do parto pode ser fruto do excesso de peso, neste caso, especificamente na mulher como provou outro estudo publicado na Obstetrics and Gynecology que aponta que mulheres com excesso de peso tendem a ter um parto com mais 80 minutos que mulheres de peso saudável, valor que sobe para 105 minutos no caso de mulheres obesas. Além da demora, também aumenta a probabilidade de ter de se recorrer a cesariana.

Já no caso dos homens, cujas consequências do excesso de peso têm o mesmo grau de consequências em termos de fertilidade (ao contrário do que a maioria dos inquiridos pensa), aponta-se a má qualidade de esperma, a par da maior fragmentação do ADN do espermatozoide, que resulta em menor possibilidade de gravidez e maior probabilidade de aborto espontâneo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório