Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

França vence a Croácia e regressa ao trono do futebol Mundial

Golos de Griezmann, Pogba e Mbappé e um autogolo de Mandzukic construíram o triunfo gaulês por 4-2.

França vence a Croácia e regressa ao trono do futebol Mundial
Notícias ao Minuto

17:53 - 15/07/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Mundial'2018

A França é a nova campeã mundial! A formação orientada por Didier Deschamps venceu a Croácia, este domingo, no estádio Luzhniki, em Moscovo, por 4-2, e regressou assim ao trono do futebol. Os golos de Griezmann, Pogba e Mbappé e um autogolo de Mandzukic construíram o triunfo gaulês e transformaram a tristeza de 2016, no Europeu, em euforia e orgulho.

Com um 4x3x3 habitual, com Modric nas costas do homem mais avançado, Mandzukic, a Croácia entrou pressionante e com o objetivo de travar bem alto a iniciativa francesa que, com Giroud e Griezmann na frente de ataque, se apresentou no tradicional 4x4x2.

No primeiro quarto de hora só deu Croácia, mas seriam os comandados de Didier Deschamps a chegar à vantagem, quase sem saber como. Na sequência de um livre lateral, onde ficam muitas dúvidas sobre a falta que lhe deu origem, Griezmann colocou a bola da área, Varane tentou o desvio, mas a bola acabou por raspar na cabeça de Mandzukic, traindo Subasic e fazendo o primeiro autogolo da história das finais do Mundial.

Um duro castigo para os croatas que, até então, controlaram a partida. No entanto, a reação não tardou. Sempre com Modric como maestro, a Croácia respondeu e chegou ao empate 10 minutos depois, por Perisic. Após um primeiro 'amorti' de Vida, o extremo do Inter tirou Kanté da frente e disparou um verdadeiro 'míssil' de pé esquerdo, não dando quaisquer tipo de hipóteses a Lloris. Estava relançada a final, graças a mais um golo de belo efeito.

Com tudo igual, a toada manteve-se e a felicidade gaulesa também. Sem conseguir sequer aproximar-se da baliza croata, a França conseguiu voltar à vantagem, num lance 'caído dos céus'. Lloris pontapeou a bola, originando um canto, Griezmann cobrou-o, Matuidi não conseguiu o desvio e Perisic, nas costas do médio, passou de herói a vilão ao cometer grande penalidade, por mão na bola. O árbitro Néstor Pitana ainda recorreu ao vídeo-árbitro para rever o lance e, depois, não teve dúvidas em apontar para a marca dos 11 metros, de onde Griezmann, com a frieza necessária, enganou Subasic e fez 'explodir' de novo a nação francesa. Até ao intervalo, Vida ainda teve na cabeça uma nova igualdade, mas a bola passou ao lado.

Segunda parte de loucos

No segundo tempo, a Croácia regressou com a determinação de correr atrás do prejuízo, mas a França voltou a provar que é na eficácia que está o ganho e, em dois lances de inspiração, de Paul Pogba, aos 59' minutos, e de Mbappé, aos 65', dilatou a vantagem para 4-1. Primeiro, o médio do Man. United fez 'magia' e, com um pontapé fantástico, de pé esquerdo, à entrada da área, colocou a bola longe do alcance de Subasic, e, depois, o avançado do Paris SG, com um belo pontapé de fora da área, arrumou praticamente com a questão do novo campeão mundial.

Erro para 'borrar' a pintura

Com o jogo praticamente decidido, Hugo Lloris ainda deu alguma emoção ao último quarto de hora. Num lance aparentemente inofensivo, o guardião facilitou, quase sem se perceber como, tentou a finta sobre Mandzukic e... deu-se mal. O avançado croata aproveitou para reduzir a desvantagem para 4-2 e 'reacender' a esperança dos comandados de Zlatko Dalic. Contudo, a partir daí, a Croácia acusou o cansaço e, até ao final, não conseguiu o tão esperado milagre.

Dois anos depois, as lágrimas dos franceses no Europeu são convertidas em sorrisos gritos de felicidade. A França é a nova campeã do mundo, enquanto a Croácia deixa uma verdadeira lição de perseverança, trabalho, qualidade e bom futebol. Daqui a quatro anos há mais...

Confira o direto do jogo:

FINAL DA PARTIDA! A FRANÇA É A NOVA CAMPEÃ DO MUNDO!

90' - Vão jogar-se mais cinco minutos neste Mundial.

 87' - Remate de Fekir para as mãos de Subasic.

83'- Livre diretamente para as mãos de Lloris.

81' - A Croácia também mexe. Sai Strinic e entra Pjaca.

80' - Substituição na França. Sai Giroud e entra Fekir.

77' - Que perigo! Belo pontapé cruzado de Rakitic, mas a bola passa ao lado.

75' - Remate de Vrsaljko ao lado da baliza francesa.

73' - Alteração na França. Sai Matuidi e entra Tolisso.

71' - Substituição na Croácia. Sai Rebic e entra Kramaric.

 68' - GOLOOOO DA CROÁCIA! Que erro de Lloris! O guarda-redes gaulês tenta dominar a bola e, sem se perceber como, oferece o golo a Mandzukic. Jogo de loucos! Está feito o 4-2!

65' - GOLOOOOO DA FRANÇA! Que tiro de Mbappé! Grande remate do avançado do Paris SG, uma das figuras deste Mundial, a fechar as contas do vencedor. A França tem o título praticamente garantido!

61' - Canto para a França. 

59' - GOLOOOO DA FRANÇA! Primeira tentativa de Pogba contra a defensiva croata, a bola sobra de novo para o médio do Man. United, que, de pé esquerdo, coloca a bola fora do alcance de Subasic. Que magia do francês! O título está cada vez mais perto!

54' - Substituição na França. Sai Kanté e entra N'Zonzi.

53' - Grande bola de Rakitic, uma vez mais, e Lloris, no 'terceiro andar', a afastar.

53' - Jogo parado por várias invasões de campo.

52' - Quase o golo da França! Melhor lance coletivo da formação gaulesa, com Mbappé a impor a velocidade e a obrigar Subasic à primeira defesa digna de registo.

49' - Novo para a Croácia.

47'- QUE DEFESA DE LLORIS! Grande jogada de Rakitic e Rebic a obrigar o guarda-redes francês a uma bela intervenção. Canto para a Croácia.

 47' - Remate de Griezmann para as mãos de Subasic.

COMEÇOU A SEGUNDA PARTE 

INTERVALO

45' - Quase o golo da Croácia! Canto de Rakitic e Vida a cabecear ao lado.

45' - Vão jogar-se mais três minutos na primeira parte.

45' - Mais um canto para os croatas.

44' - Defesa gaulesa consegue afastar o perigo. Jogo parado para assistência a Umtiti.

44' - Umtiti cede novo canto.

43' - Canto para a Croácia.

41' - Cartão amarelo para Lucas Hernández.

40' - QUE PERIGO! Grande cruzamente de Perisic e Rebic acerta nas 'orelhas' da bola. Boa reação dos croatas! 

39' - GOLOOOO DA FRANÇA! Griezmann não treme e converte a grande penalidade. Bola para um lado, guarda-redes para o outro e a França estão de novo na frente do marcador.

36' - Pitana assinala penálti para a França! Dá a ideia que Matuidi não toca na bola e, por isso, esta vai direta à mão de Perisic.

34' - Quase que Matuidi consegue o golo, mas Perisic desvia para novo canto. A França pede penálti. Néstor Pitana vai ao vídeo-árbitro rever o lance.

33' - Canto para a França.

 33' - Bom trabalho de Rebic, mas o cruzamento sai diretamente para as mãos de Lloris.

29' - GOLOOOOO DA CROÁCIA! Primeiro 'amorti' de Vida, Perisic tira Kanté da frente e dispara um verdadeiro 'míssil' de pé esquerdo, não dando quaisquer tipo de hipóteses a Lloris. Está restabelecida a igualdade e relançada esta final. Grande jogo em Luzhniki!

27' - Cartão amarelo para Kanté, depois de travar um contra-ataque da Croácia.

24' - Remate de Rakitic por cima da baliza francesa.

23' - Mais um livre de Modric diretamente para Lloris aliviar.

22' - Curiosidade: Mandzukic apontou o primeiro autogolo de toda a história das finais do Campeonato do Mundo.

21' - Responde a Croácia, também na sequência de um livre, com Vida a cabecear muito por cima, após cobrança de Modric.

19' - GOLOOOO DA FRANÇA! Livre cobrado por Griezmann no lado direito, Varane tenta o desvio, mas a bola raspa em Mandukic e Subasic não consegue evitar o golo francês. Eficácia tremenda dos gauleses e um castigo para uma Croácia que dominava por completo desde o primeiro minuto. Ficam, no entanto, muitas dúvidas sobre a falta que dá origem ao livre. 

17' - Livre perigoso para a formação gaulesa.

16' - Primeira vez que a França chega perto da área da Croácia, através de uma jogada de Mbappé, pela direita, mas a sem perigo.

14' - Boa iniciativa de Perisic pela esquerda e Umtiti a evitar males maiores para os comandados de Didier Deschamps. 

12' - Curiosidade: Kylian Mbappé torna-se hoje o quarto jogador com menos de 20 anos a discutir a final do Mundial, depois de Rubén Morán (Uruguai, em 1950), Pelé (Brasil, em 1958) e Bergomi (Itália, em 1982). Curiosamente, os três anteriores sagraram-se campeões.

11' - Grande passe de Rakitic e Perisic a não conseguir dominar a bola, já na cara de Lloris.

8' - Giroud afasta o perigo em momento defensivo.

7' - Primeiro canto do jogo e é para a Croácia.

6' - Conjunto gaulês a sentir dificuldades em trocar a bola no meio-campo croata.

3' - Pressão dos croatas nos primeiros minutos, a tentarem 'estancar' bem alto o jogo francês.

1' - França começa a final do Mundial num 4x4x2, com Griezmann e Giroud na frente de ataque, enquanto a Croácia se apresenta no tradicional 4x3x3, com Modric nas costas do avançado Mandzukic.

INÍCIO DA PARTIDA

Onze de França: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Hernandez; Pogba e Kanté; Mbappé, Griezmann e Matuidi; Giroud.

Onze da Croácia: Subasic; Vrsaljko, Vida, Lovren e Strinic; Rakitic e Modric; Rebic, Brozovic e Perisic; Mandzukic.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório