Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

As Cholitas já têm voz e agora até no wrestling dão cartas

Em tempos discriminadas na Bolívia, as Cholitas estão aí 'para as curvas'.

Notícias ao Minuto

18:54 - 13/07/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Bolívia

Durante décadas, não podiam aproximar-se dos bairros mais ricos nem do palácio presidencial em La Paz, capital da Bolívia. 

Tratadas carinhosamente como Cholitas, estas mulheres  de origens índias oriundas de povos como os Aymara e os Quechua sempre foram um caso à parte na sociedade da Bolívia, facilmente discriminadas pelas roupas elegantes, vistosas e muito próprias que sempre usaram.

Ainda hoje parecem roupas saídas do início do século XX. Mas como uma reportagem de 2014 da BBC realçava, o século XXI tem trazido uma maior noção da própria condição social e uma vontade cada vez maior de ganhar voz na sociedade da Bolívia.

Assim tem sido e um dos fenómenos mais recentes é o do wrestling, onde Cholitas desceram dos Andes até aos ringues para mostraram que são uma força da natureza, uma que nenhuma saia arredondada e espampanante limita, como nos mostra a objetiva da Reuters.

Espreite a galeria acima para ver as imagens de Cholitas em ação no ringue, em pleno centro de La Paz, onde tantas vezes no passado eram olhadas de lado só por circularem nas ruas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório