Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Condenado fanático do ISIS que apelou a ataque contra príncipe George

Husnain Rashid apelou também a que seguidores do ISIS injetassem veneno em gelados nos supermercados.

Condenado fanático do ISIS que apelou a ataque contra príncipe George
Notícias ao Minuto

16:56 - 13/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

Husnain Rashid foi condenado a três penas de prisão perpétua por um tribunal no Reino Unido. Conta o Mirror que Husnain Rashid estava acusado de apelar a que 'lobos solitários' fiéis ao autoproclamado Estado Islâmico levassem a cabo ataques em solo inglês.

Em concreto, o jihadista apelou a que o pequeno príncipe George fosse alvo de um ataque terrorista na sua escola. 

Em tribunal, o juiz foi perentório a dirigir-se a Husnain sobre o seu comportamento: "A mensagem era clara - você estava a providenciar o nome e a morada da escola do príncipe George, uma imagem da escola do príncipe e instruções ou a ameaça de que o príncipe George e outros membros da família real britânica deveriam ser vistos como potenciais alvos".

Entre os apelos do homem de 32 anos agora condenado, estava também a sugestão de que terroristas injetassem veneno em gelados à venda em supermercados, adianta a mesma publicação.

O juiz aplicou as três penas de prisão perpétua, sem que a confissão da intenção do jihadista de motivar ataques terroristas tivesse servido de atenuante.

A sua defesa procurou retratar Husnain não como um "extremista comprometido" mas como um "indivíduo patético", sem ocupação, a viver em casa dos pais aos 32 anos e ainda à procura de um "significado" para a vida. Mas nem esta defesa nem o argumento de um especialista a adiantar que Husnain tinha "remorsos" e poderia ser alvo de um programa de 'desradicalização' o salvaram de uma pena pesada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório