Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

270 mil declarações fiscais IES por entregar no último dia útil do prazo

Cerca de 270 mil declarações da Informação Empresarial Simplificada (IES), referentes a 2017, estão por entregar no último dia útil do prazo legal que termina domingo, revelou hoje a Associação Nacional de Contabilistas (ANACO).

270 mil declarações fiscais IES por entregar no último dia útil do prazo
Notícias ao Minuto

15:53 - 13/07/18 por Lusa

Economia Contabilistas

"O prazo [para entregar a IES] termina domingo, dia 15. Hoje é o último dia útil e faltam 270 mil declarações", contou à Lusa o presidente da ANACO, Vítor Vicente, adiantando não ter tido qualquer resposta sobre o pedido de adiamento deste prazo, feito pela associação na semana passada junto do Ministério das Finanças.

Segundo o mesmo responsável, no ano passado, foram entregues um milhão e 33 mil IES e IES/DA (Declaração Anual), e este ano os contabilistas estão mais preocupados porque tiveram menos tempo disponível para preencher esta declaração, que dizem ser muito extensa.

"Na quinta-feira, penúltimo dia útil, foram submetidas perto de 100 mil declarações. Provavelmente foi um recorde em termos de IES e IES/DA", acrescentou Vítor Vicente.

No dia 09 de julho, a ANACO pediu ao Governo que adiasse uma semana este prazo fiscal, para 22 de julho, invocando o "facto inédito" de só ter terminado em 30 de junho a entrega do modelo 22, a declaração fiscal periódica de rendimentos relativos ao Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC).

A IES, uma declaração anual obrigatória para as empresas e para os empresários com contabilidade organizada, que permite cumprir várias obrigações declarativas num único ato, só pode ser feita depois de concluídas as declarações modelo 22 e de IRS (Imposto sobre as Pessoas Singulares).

Normalmente, entre a modelo 22 e a IES distam 45 dias de prazo, mas este ano os contabilistas ficaram apenas com 15 dias para se dedicarem à IES, terminando a primeira declaração em 31 de maio e a segunda no próximo dia 15 de julho.

A IES deve ser entregue por sociedades comerciais, sociedades anónimas europeias, sociedades com sede no estrangeiro e representação permanente em Portugal, empresas públicas, estabelecimentos individuais de responsabilidade limitada, entre outras empresas.

O presidente da ANACO recordou que as declarações de IES só podem ser entregues por via informática no portal das finanças, e em 2017 foram entregues pouco mais de um milhão destas declarações.

Na quinta-feira, a três dias úteis do fim do prazo de entrega, estavam em falta perto de 470 mil declarações, segundo a associação.

A Lusa contactou o Ministério das Finanças sobre o pedido de adiamento deste prazo fiscal, mas até ao momento não obteve resposta.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório