Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Portugal "tem das maiores taxas de novos casos de VIH em jovens"

Os dados foram apresentados no âmbito do 8º Encontro Nacional Clínica de Ambulatório VIH/Hospitais de Dia.

Portugal "tem das maiores taxas de novos casos de VIH em jovens"
Notícias ao Minuto

14:41 - 13/07/18 por Tiago Miguel Simões

País VIH

Já não há quem não tenha conhecimento do que é a VIH, dos seus riscos inerentes, das formas de contágio e as precauções a tomar. Ainda assim, Portugal continua a ter uma das maiores taxas de infeção por VIH em jovens na Europa.

Os dados foram apresentados ontem no âmbito do 8º Encontro Nacional Clínica de Ambulatório VIH/Hospitais de Dia, que se realizou no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

No comunicado rececionado pelo Notícias ao Minuto, lê-se que apesar da DGS afirmar que estão cumpridas duas das três metas definidas pela ONU para pessoas que vivem com a infeção do VIH, “o país continua a ter uma das maiores taxas de incidência de novos casos de infeção nos jovens (12,2 casos/100 mil habitantes), tendo mais do dobro da média europeia que se situa nos 5,9/100 mil habitantes”.

O número total de novos diagnósticos desceu de 175 para 131 entre 2016 e 2017, contudo a proporção para o total anual de diagnósticos manteve-se igual nos casos de infeção por VIH de jovens com idades entre os 15 e os 25 anos. Esta foi uma das principais conclusões apresentadas ontem por Margarida Tavares na palestra 'Rastrear adolescentes, não perder Oportunidades'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório