Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Trabalhos dos artistas finalistas do Prémio Arte Jovem expostos em Lisboa

Os trabalhos dos sete artistas selecionados de entre 130 candidaturas ao Prémio Arte Jovem Millenium BCP 2018 - Carpe Diem vão estar em exposição a partir de sábado, em Lisboa, anunciou a organização.

Trabalhos dos artistas finalistas do Prémio Arte Jovem expostos em Lisboa
Notícias ao Minuto

15:18 - 12/07/18 por Lusa

Cultura Exposição

Trata-se da exposição do Prémio Arte Jovem Millennium BCP -- Concurso para alunos de Artes Visuais 2018 Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP), que será inaugurada às 17:00 e ficará patente no espaço Água-Livres 8, na praça das Águas Livres, até 28 de julho.

O júri desta edição foi constituído por Semíramis Gonzáles, Bruno Leitão e Pedro Calapez, que avaliou as 130 candidaturas recebidas, escolhendo sete artistas para exporem as suas peças.

A seleção de artistas para a exposição da edição do Concurso-Prémio Nacional Arte Jovem 2018 é a seguinte: Beatriz Coelho (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa-FBAUL), David Dançante (Universidade de Évora), Fernando Marante (Ar.Co.), João Miguel Ramos (Faculdade de Belas Artes do Porto-FBAUP), José Taborda (FBAUL, Lisboa), Maria von Hafe (FBAUP) e Sofia Mascate (FBAUL).

Serão mais tarde apurados os vencedores dos prémios Arte Jovem 2018.

O concurso visa dar a conhecer as propostas dos artistas que acabam de entrar no mundo da arte, "contribuindo para uma visão mais alargada da produção artística nacional; criar a oportunidade de realizar a primeira exposição de apresentação de trabalho, com acompanhamento curatorial, vendas e catálogo; propor uma dinâmica mais competitiva entre escolas e cativar o mercado da arte, criando, assim, novas possibilidades de aquisição por colecionadores e investidores em novos artistas", segundo a organização.

O primeiro prémio será uma viagem a uma capital Europeia, num contexto de um evento artístico, para complementar a formação do premiado com visitas programadas a galerias, museus e outros agentes culturais.

O segundo prémio será uma residência artística a realizar no Centro Português de Serigrafia.

O CDAP lançou, pela primeira vez, em 2016, o concurso nacional Arte Jovem dirigido a alunos dos cursos de artes visuais finalistas, ou que tenham terminado os cursos nos dois anos anteriores.

O prémio da edição 2018 conta com o apoio da Fundação Millennium BCP e do Centro Português de Serigrafia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório