Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Rui Vitória deixa um aviso: "Antes dos sistemas estão os princípios"

O 4-4-2 e o 4-3-3 foram usados por Rui Vitória na temporada anterior e, tendo em conta o jogo contra o Napredak, o treinador das águias não vai alterar essa metodologia.

Rui Vitória deixa um aviso: "Antes dos sistemas estão os princípios"
Notícias ao Minuto

12:25 - 12/07/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Declarações

Rui Vitória falou esta quinta-feira aos jornalistas e aproveitou para falar sobre os sistemas táticos da equipa. Na primeira parte, no Estádio do Bonfim, o treinador das águias usou o 4-3-3, na segunda mudou para o 4-4-2. Uma questão que o técnico encarnado diz servir para consolidar ambos os sistemas de jogo.

"Vamos privilegiar estes dois sistemas nos próximos jogos. Não com o propósito de querermos saber qual deles é o melhor, mas de preparação dos sistemas, que passa muito por uma estabilização e por uma consolidação dessas duas formas de estar em campo", esclarecendo que quer a equipa pronta "para utilizar qualquer um deles em qualquer momento".

"Antes dos sistemas estão os princípios que a nossa equipa tem, o nosso jogar que tanto pode ser alicerçado em 4-3-3, como em 4-4-2, como em 3-5-2. A equipa quer ser dominadora num e noutro sistema. Essa é uma das nossas grandes visões: chegar ao campo e impor a sua forma de jogar e fazer com que o adversário tenha de se adaptar a nós. Falar de sistemas é induzir as pessoas num conceito errado. Quantas vezes a nossa equipa tem na fase de construção três homens, que são os centrais e o médio mais recuado que baixa e os dois laterais estão bem expostos e estamos num 3-4-3...", explicou, indo mais longe nos princípios da equipa.

"O que queremos é um jogo fluído, em que a bola circule com velocidade e percorra os três corredores com rapidez e que se procure constantemente um espaço livre e um homem livre para podermos atacar. De uma forma muito simplista, esta é a nossa visão com uma disposição tática ou com outra. Há três regras fundamentais para nós: atrair, libertar um espaço e acelerar. São três verbos que levamos atrás de nós", reiterou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório