Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Prestigiado professor chinês suspenso após acusações de má conduta sexual

A Universidade Sun Yat-sen, de Cantão, sul da China, anunciou hoje que suspendeu um proeminente primatologista por assédio sexual, numa vitória para o movimento "#MeToo" ("Eu também") no país asiático.

Prestigiado professor chinês suspenso após acusações de má conduta sexual
Notícias ao Minuto

10:03 - 12/07/18 por Lusa

Mundo Universidades

Num comunicado difundido nas redes sociais, a universidade revela que vai suspender Zhang Peng e revogar os seus títulos honorários, depois de confirmar as queixas de duas alunas.

A instituição não revelou quais são as alegações, mas disse ter "tolerância zero" para com má conduta por parte dos professores, e que vai "salvaguardar com determinação" os direitos legais dos estudantes.

Zhang ocupou a posição de professor visitante na universidade norte-americana de Wisconsin e na japonesa Kyoto, e consta de uma curta lista de académicos admitidos pelo ministério chinês da Educação para o programa Cheung Kong, a mais alta distinção académica do país, financiada pelo bilionário de Hong Kong Li Ka-shing.

A suspensão surge após vários académicos prestigiados terem sido demitidos por má conduta sexual nos últimos meses.

Zhang não reagiu ainda ao comunicado da universidade.

O movimento #MeToo tem ganho força nas universidades chinesas, apesar de esporádicos ataques da censura oficial.

Os estudantes queixam-se de que as autoridades às vezes censuram petições 'online' ou que as instituições tentam pressioná-los a retirarem os seus apelos à responsabilização.

Em abril passado, uma estudante da Universidade de Pequim, uma das mais prestigiadas da China, acusou a administração de tentar intimidá-la, após esta exigir que a instituição divulgasse informação sobre o caso de Shen Yang, um antigo professor acusado de violar uma estudante, em 1998.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório