Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

História de Pedro e Inês é o mote para bailado apresentado em Coimbra

Os bailarinos Fernando Duarte e Solange Melo apresentam em Coimbra, no Festival das Artes, 'Murmúrios de Pedro e Inês', um bailado em torno de uma das mais conhecidas histórias de amor portuguesas.

História de Pedro e Inês é o mote para bailado apresentado em Coimbra
Notícias ao Minuto

10:25 - 12/07/18 por Lusa

Cultura Festival

O bailado até parece ter sido uma encomenda da organização do festival de Coimbra, cujo palco principal fica na Quinta das Lágrimas e que este ano tem como mote 'Amores e Desamores', mas é apenas "uma feliz coincidência", refere Fernando Duarte, que faz dupla com Solange Melo na interpretação e direção artística deste espetáculo.

Estreado a 29 de abril, o bailado vai ser apresentado em Coimbra no dia 21, no Anfiteatro Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas, o local onde se passa parte da história de Pedro e Inês.

O espetáculo surgiu de uma vontade dos dois bailarinos de criarem "um bailado que espelhasse uma linha, uma estética e uma linguagem artística que é rara nos dias de hoje", com um "lado contemporâneo, abstrato e erudito que suaviza a transposição literal" da história, disse à agência Lusa Fernando Duarte.

Pegando no 'Romeu e Julieta à portuguesa', os bailarinos não procuraram fazer "uma transposição literal para se contar a história", apesar de o público conseguir "sentir todos os quadros e passagens dos momentos a dois", referiu.

A acompanhar a dança, vai estar a música de Bernardo Sassetti, do álbum 'Dúvida', bem como composições de Fernando Lopes Graça.

"São duas linhas de composição artística de gerações diferentes, mas têm uma certa ligação", salientou Fernando Duarte, explicando que a obra de Lopes Graça será usada para os momentos que exigem entoações mais dramáticas.

Fora da Companhia Nacional de Bailado, este é o primeiro grande projeto a solo dos dois bailarinos, que teve estreia em Braga, sendo esperadas apresentações noutras cidades do país este ano e em 2019, bem como uma passagem por Nova Iorque, informou.

Na sua 10.ª edição, o Festival das Artes volta a apresentar uma programação que vai da música à gastronomia, passando pelo cinema e artes plásticas, dinamizando 24 eventos, em diferentes pontos da cidade, de sexta-feira até dia 22.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório