Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Milionário francês comprou guilhotina por oito mil euros

Apesar de ser apenas uma réplica, a venda da guilhotina num leilão gerou polémica.

Milionário francês comprou guilhotina por oito mil euros
Notícias ao Minuto

23:55 - 11/07/18 por Fábio Nunes

Mundo França

Uma réplica de uma guilhotina com 150 anos foi comprada por oito mil euros esta quarta-feira num leilão realizado em Paris, adianta a BBC.

Ocomprador foi Christophe Février conhecido por ser um colecionador de objetos bizarros. A venda gerou controvérsia em França. Embora seja uma réplica e, obviamente, nunca tenha sido utilizada, o supervisor dos leilões em França opôs-se à venda da guilhotina.

“Eles não deviam ter vendido esta guilhotina. Objetos como as roupas de pessoas deportadas para campos de extermínio nazis e instrumentos de tortura são sensíveis”, disse um porta-voz do supervisor ao Le Parisien.

A verdade é que a oposição do supervisor de leilões não impediu a venda bem sucedida da guilhotina. Bastaram dois minutos para que Christophe Février dobrasse o preço inicial de quatro mil euros.

A réplica da guilhotina tinha estado anteriormente exposta num museu de tortura em Paris. Depois disso esteve num clube de jazz que ocupou as instalações onde esteve outrora o museu.

Já se venderam guilhotinas verdadeiras em França. Em 2011, foi vendida uma guilhotina por 220 mil euros num leilão em Paris.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório