Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Justiça: À espera de críticas, Rio nega querer destruir o que foi feito

O presidente do PSD disse hoje estar disponível para críticas internas às propostas que irá apresentar na área da justiça, desde que "convictas e genuínas", mas negou querer "destruir de cima a baixo" o trabalho do anterior executivo.

Justiça: À espera de críticas, Rio nega querer destruir o que foi feito
Notícias ao Minuto

19:29 - 11/07/18 por Lusa

Política PSD

"O que foi feito pelo Governo anterior e pela anterior ministra da Justiça tem coisas boas e coisas menos boas, e a sociedade evolui. Já fiz muitas reformas na minha vida que mais à frente tiveram de ser ajustadas, a prática vai dando ensinamentos", afirmou Rui Rio, quando questionado no final de uma reunião com a Ordem dos Solicitadores se pretende alterar a política do anterior executivo PSD/CDS-PP.

O presidente do PSD considerou que o trabalho que foi feito "não é intocável" nem "um tabu", e apontou como exemplo de algo que, em muitas das reuniões que tem feito com agentes da justiça, lhe tem sido dito que "correu mal" -- a passagem dos inventários dos tribunais para os notários.

Questionado se está preparado para as críticas que podem surgir dentro do seu próprio partido, respondeu: "Quando são críticas sinceras, convictas e genuínas, são essas que eu gosto e são por essas que entrei para a política, coisa diferente é quando são críticas com manha, insultuosas e táticas".

"Esse curso eu também tenho, mas não o pratico", disse.

No final da reunião de quase duas horas, na sede nacional do PSD, no âmbito de audiências que tem vindo a realizar desde final de maio na área da justiça, Rui Rio repetiu que "o primeiro documento" que o Conselho Estratégico Nacional está a produzir nesta área será divulgado até final de julho, mas não em forma de desafio aos restantes partidos.

"A proposta já está toda desenhada, a questão que se coloca é fazer um documento que possa ser olhado pelos outros com simpatia e aceitação", disse, reiterando que não será apresentado "num formato tradicional, de conferência de imprensa" e que o objetivo "não é o PSD ter os louros".

Rui Rio assegurou que, sobre esta reforma, não teve ainda qualquer "contacto direto" nem com o PS nem com "mais nenhum partido".

A reunião com a Ordem dos Solicitadores não foi ainda a última no âmbito das audições na área da justiça, estando prevista outra com o Tribunal de Contas e, se o processo de reforma da justiça avançar, "seguir-se-ão muitas outras nos próximos meses".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório