Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

PSD Açores acusa Governo Regional de "esconder" contas da SATA

O presidente do PSD/Açores, Duarte Freitas, acusou hoje o Governo Regional de "esconder" as contas de 2017 do grupo SATA (companhia aérea açoriana), questionando os motivos do "obscurantismo" gerado.

PSD Açores acusa Governo Regional de "esconder" contas da SATA
Notícias ao Minuto

19:05 - 11/07/18 por Lusa

Política Duarte Freitas

"Os açorianos são os acionistas do grupo SATA. Porque é que os açorianos, que são os detentores da SATA e que merecem saber o que se passa, não conhecem as contas do grupo? Porque é que o Governo continua a esconder as contas da SATA?", questionou Duarte Freitas, citado numa nota de imprensa, sobre o arranque das jornadas parlamentares do partido, que decorrem nas ilhas das Flores e do Corvo.

As declarações do líder regional social-democrata surgiram depois de na terça-feira, numa conferência de imprensa conjunta, na Praia da Vitória, PSD e CDS-PP terem acusado o Governo Regional de não facultar documentos solicitados pela comissão de inquérito ao setor público empresarial, incluindo as contas do 4.º trimestre de 2017 do grupo SATA.

Duarte Freitas acusou o executivo socialista de utilizar argumentos falsos para justificar o atraso na cedência destes documentos, alegando que o presidente da assembleia geral da SATA disse, esta terça-feira, que as contas do grupo tinham sido aprovadas há três semanas.

Em reação, o Governo Regional rejeitou, num comunicado de imprensa, que tenha afirmado que as contas de 2017 do grupo SATA não estavam aprovadas, reiterado a informação dada em resposta à conferência de imprensa conjunta de PSD e CDS-PP.

"Tal como foi informado, o presidente da comissão de inquérito ao SPER [Setor Público Empresarial Regional], através de ofício, os relatórios e contas das empresas do Grupo SATA relativos ao ano de 2017 não foram remetidos uma vez que aguardavam reunião da assembleia geral da SATA SGPS, que aprova a consolidação das contas daquele grupo", frisou, acrescentando que os documentos serão "obviamente" enviados à comissão.

O líder do PSD/Açores criticou ainda o "desleixo" do conselho de administração da SATA face à "turbulência que existe no grupo", com "greves e pré-avisos de greve".

"Desconhece-se quem são os interlocutores da parte da SATA para tentar ultrapassar estas situações, para que os açorianos não sejam afetados em demasia", disse, lembrando que enviou há um ano uma carta ao presidente do Governo Regional com propostas para a companhia aérea açoriana, mas ainda não obteve resposta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório