Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Festival de vídeo arte e performance Fonlad começa na sexta-feira

Residências artísticas, vídeo-instalações e um percurso pelo Convento São Francisco, com várias intervenções artísticas, são algumas das propostas do festival de vídeo arte e performance Fonlad, que começa na sexta-feira e se estende até dia 21, em Coimbra.

Festival de vídeo arte e performance Fonlad começa na sexta-feira
Notícias ao Minuto

19:18 - 11/07/18 por Lusa

Cultura Coimbra

O festival tem como momento principal um evento multidisciplinar no Convento São Francisco, a 21 de julho, que combina vídeo arte, instalações, performance, dança, música e 'videomapping', numa iniciativa que convida o público a percorrer aquele espaço cultural.

Intitulado 'Momentum II', o evento conta com a participação de mais de uma dezena de artistas, que foram desafiados pela organização a trabalhar em torno de temas como o crescimento de movimentos e partidos populistas, a qualidade da democracia ou as alterações climáticas, afirmou Sérgio Gomes, presidente da VideoLab, entidade responsável pela organização do festival.

A inauguração do Fonlad decorre a 13 de julho, na Casa da Esquina, com uma performance de Paulo Emílio Pinto, vídeo de Márcia Beatriz Granero e uma instalação interativa de Patch Zero.

No mesmo dia, é apresentado um conjunto de vídeo instalações na Galeria Santa Clara, depois de a organização ter recebido "mais de 200 propostas" para o festival, referiu Sérgio Gomes.

As vídeo instalações vão estar disponíveis na Galeria Santa Clara até ao final do festival.

A 16 de julho, é apresentado, no Jardim Botânico, junto à figueira estranguladora, no início da mata, um trabalho que cruza vídeo e dança da venezuelana, a residir nos Estados Unidos, Carla Forte.

De 15 a 21 de julho, haverá também uma projeção de vídeo em duas janelas do Convento São Francisco, informou Sérgio Gomes.

No 'Momentum II', há ainda uma parceria com o Jazz ao Centro Clube, com trabalhos do Fonlad a dialogar com instalações sonoras do evento "Dar a Ouvir", que estão no Convento São Francisco.

Ao mesmo tempo, o Fonlad promove várias residências artísticas em Coimbra, acolhendo artistas nacionais, mas também estrangeiros, provenientes do Brasil, Espanha e Estados Unidos.

O Fonlad, que vai na sua 14.ª edição, "começou por ser um festival 'online' e passou a festival com exposições e instalações", acabando também por abraçar outras linguagens artísticas, como a dança ou a performance, explicou Sérgio Gomes.

Todos os eventos são de entrada gratuita.

O festival conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório