Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Resgate terminado. Todas as crianças e treinador estão a salvo

É oficial: Todas as crianças, bem como o treinador, estão a salvo, confirmou a marinha tailandesa.

Resgate terminado. Todas as crianças e treinador estão a salvo
Notícias ao Minuto

10:35 - 10/07/18 por Andrea Pinto

Mundo Tailândia

As operações de resgate para retirar as últimas crianças e o seu treinador da gruta de Chiang Rai, na Tailândia, onde estão presos desde o dia 23 de junho, estão terminadas. 

Num primeiro momento, informações avançadas por vários meios da imprensa internacional, que careciam ainda de confirmação oficial, davam conta de que todas as crianças haviam sido resgatadas. O treinador estaria à entrada da gruta, também ele a salvo. 

Entretanto, surgiu a tão aguardada confirmação oficial por parte da marinha tailandesa: "os 12 meninos e o treinador estão fora da caverna", pode ler-se numa publicação partilhada na rede social Facebook, que depressa começou a ser replicada mundo fora.

As quatro crianças foram as primeiras a ser retiradas da gruta e transportadas para o hospital, juntando-se assim às restantes oito que haviam sido resgatadas no domingo e na segunda-feira. 

Dentro da gruta permanecerá ainda a equipa de apoio - um médico e três mergulhadores dos comandos da marinha tailandesa, que ficaram junto do grupo desde que foi encontrado, no início da semana passada- que deverão entretanto sair.

Recorde-se que o chefe da equipa de operações de salvamento fez saber, esta manhã, que o objetivo era retirar todas as pessoas da gruta no dia de hoje, missão que, tudo indica, terá sido bem-sucedida. 

 

Os oito elementos da equipa de futebol que tinham já sido retirados da gruta e que estão internados mantêm-se em quarentena no hospital a aguardar confirmação sobre eventuais infeções. Dois estão a ser tratados por sinais de pneumonia.

Soube-se também esta terça-feira que o grupo terá de declinar o convite da FIFA para a assistir à final do Mundial de Futebol, que terá lugar no próximo domingo, por ordem médica, atendendo à sua ainda precária condição de saúde.

Todos os rapazes internados têm de usar óculos escuros para se acostumarem à luz do dia, depois de quase duas semanas encurralados na gruta, sem comida.

As crianças, sabe-se agora, terão tomado calmantes para completar o percurso. A informação foi confirmada pelo primeiro ministro tailandês que quis assim esclarecer que não foram drogadas, como se terá chegado a veicular, e que apenas lhes foram administrados calmantes por forma a controlar a sua ansiedade.

O governante adiantou ainda que serão tomadas medidas para reforçar a segurança da gruta.

Recorde-se que os 12 rapazes e o treinador foram explorar a gruta depois de um jogo de futebol no dia 23 de junho.

Na altura, as inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída e impediram que as equipas de resgate os encontrassem. O acesso ao local onde ficaram encurralados só é possível via mergulho, através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes.

[Última atualização às 13h10]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório