Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Vinho caro era, afinal, Rosé espanhol. Fraude em larga escala em França

Milhões de garrafas identificadas de forma fraudulenta como vinhos franceses foram vendidas em hotéis e restaurantes de luxo.

Vinho caro era, afinal, Rosé espanhol. Fraude em larga escala em França
Notícias ao Minuto

19:40 - 09/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Setor

Cerca de 4,6 milhões de garrafas de vinho Rosé espanhol chegaram ao mercado francês com rótulos fraudulentos.

A descoberta foi feita por uma equipa de investigação anti-fraude francesa na sequência de uma investigação de dois anos, que envolveu produtores, importadores e distribuidores, dá conta a BBC.

As garrafas em causa foram comercializadas em cafés, restaurantes e hotéis franceses, enganando clientes. 

O relatório que revelou os resultados desta investigação adianta que havia rótulos falsos a imitar os de vinhos caros, rótulos com informações que não eram verdade, como "Engarrafado em França" ou "Produzido em França" mas também elaborados esquemas que permitiam importar garrafas de vinho espanhol disfarçadas de vinhos de qualidade franceses, com os rótulos falsos a esconderem os rótulos originais.

Remi Dumas, representante de uma organização de produtores de vinho de França, pediu aos consumidores para que "abram os olhos" para este problema que afeta o setor, argumentando ainda que as revelações que têm surgido mostram a razão de protestos no setor, que pede maior apoio por parte do governo francês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório