Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Demite-se Boris Johnson. Adensa-se crise no governo de Theresa May

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Boris Johnson, apresentou demissão esta segunda-feira, de acordo com a BBC. Esta notícia surge horas depois da demissão do ministro para o Brexit, David Davis.

Demite-se Boris Johnson. Adensa-se crise no governo de Theresa May
Notícias ao Minuto

15:09 - 09/07/18 por Anabela de Sousa Dantas com Lusa

Mundo Reino Unido

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Boris Johnson, anunciou a sua demissão, confirmou fonte do governo, horas depois da demissão do ministro para o Brexit, David Davis. De acordo com a BBC, este anúncio surge meia hora antes do discurso agendado pela primeira-ministra britânica no Parlamento, onde é suposto falar sobre o seu novo plano do Brexit.

Este é mais um sinal de que o governo de Theresa May está a atravessar algumas dificuldades por causa dos planos da primeira-ministra em negociar de forma suave a rutura com a União Europeia.

David Davis, recorde-se, havia invocado discordar com o plano revelado na sexta-feira para a criação de uma zona de comércio livre entre o Reino Unido e União Europeia que implicava manter o mesmo conjunto de regras para bens.

Na sua carta de demissão, Davis alegou que a proposta de criar uma zona de comércio livre entre o Reino Unido e a UE ao aderir às regras europeias controla, aprovada na sexta-feira, deixa o país "na melhor das hipóteses, numa posição de negociação fraca, e possivelmente inaceitável".

Manifestando discordância com o plano de Theresa May, disse que, na sua opinião, "a consequência inevitável das políticas propostas será tornar o suposto controle pelo Parlamento ilusório, e não real".

Invocou ainda ser do interesse nacional um ministro responsável pelas negociações para o Brexit "que seja entusiasta da sua estratégia, e não apenas um recruta relutante."

[Notícia atualizada às 15h22]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório