Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

'Festa' de Ovar passa a ser num só dia e focada na música lusófona

A edição de 2018 do programa 'Festa', que dinamiza em Ovar várias atividades culturais de entrada livre, realiza-se no próximo sábado e desta vez decorre num único dia, apenas no parque da cidade e focando-se em música lusófona.

'Festa' de Ovar passa a ser num só dia e focada na música lusófona
Notícias ao Minuto

14:05 - 09/07/18 por Lusa

Cultura Edição

Lançado em 2014 com a duração de dois dias e alargado a três em 2016 e 2017, o evento passa assim a concentrar-se numa data só, propondo entre as 9h00 e as 2h00 a atuação de quatro bandas de animação itinerante e ainda seis concertos em palco por artistas de cinco países, entre os quais Bonga, Liniker e os Caramelows, Sopa de Pedra e Momo.

O cartaz deixa assim cair o teatro de rua e as instalações artísticas, o que, segundo Fátima Alçada, programadora cultural na autarquia, visa adequar o Festa de 2018 às condições físicas do Parque Urbano de Ovar, "que é um espaço muito interessante mesmo no centro da cidade e ainda não viu devidamente testado todo o seu potencial".

"Este Festa é para divulgar o parque, que é muito grande e bastante apetecível, mas nunca recebeu nenhum evento deste género e pode ser utilizado para novas ações, sem se restringir apenas a caminhadas e passeios de bicicleta", declarou essa responsável à Lusa. "Agora vamos instalar lá cinco palcos, um deles mesmo em cima do rio Cáster e os outros em locais com muita inclinação natural, o que vai garantir boa visibilidade a todos os públicos", explicou.

A programação arranca pelas 9h00 com atuações de vários músicos no centro de Ovar, num registo de animação deambulante que estará a cargo da Banda às Riscas, da Banda Boa União, da Banda Plástica de Barcelos e da Banda Original Bandalheira.

Segue-se, ao início da tarde, uma oficina de baterias para o público infantojuvenil, o espetáculo musical para famílias "Galo Gordo" e a abertura de um mercado de discos em vinil, após o que os principais concertos arrancam pelas 17h00, apresentando artistas cuja escolha privilegiou a música do mundo, em particular a dos países de Língua Portuguesa.

Esse cartaz arranca com o brasileiro Momo, em cujo registo se refletem os vários locais onde o artista já viveu, e prossegue depois com o grupo vocal feminino Sopa de Pedra, que, "a capella", apresentará canções de raiz tradicional portuguesa.

Além da banda IMOXI, em que Paulo Flores e Manecas Costa exploram sonoridades do gumbé guineense e do semba angolano, pelo Parque Urbano de Ovar vão passar ainda os irreverentes brasileiros Liniker, acompanhados pelos Caramelows.

Últimos concertos do Festa: Bonga, que a organização anuncia como "o rei da noite e do semba", e Celeste Mariposa, com um "afro-baile que proporcionará uma viagem no tempo desde as bases do funaná instrumental até ao áspero merengue angolano", passando pelo gumbé da Guiné-Bissau, pelo socopé de São Tomé e Príncipe, e pela marrabenta moçambicana.

Fátima Alçada realçou que o cartaz do Festa de 2018 foi definido enquanto "experiência nova, para testar o parque da cidade e apresentar projetos musicais que fazem muito sentido na atualidade".

A programadora da Câmara de Ovar confia, por isso, que o cartaz vai agradar ao público "mais interessado, que gosta de descobrir coisas novas", e concluiu: "As expectativas são iguais. Só o figurino é que diferente".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório