Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Cartão de multibanco clonado: Saiba se lhe aconteceu e o que fazer

Se detetou movimentos suspeitos na sua conta, saiba o que deve fazer.

Cartão de multibanco clonado: Saiba se lhe aconteceu e o que fazer
Notícias ao Minuto

08:55 - 09/07/18 por Notícias ao Minuto

Economia Fraude

A clonagem de cartões é um processo em que toda a informação sobre um determinado cartão é copiada através da banda magnética por um mecanismo conhecido por 'skimmer'. Este equipamento é colocado nas caixas multibanco ou até em terminais de pagamento automático e pode resultar em fraude para quem lá insere o cartão. 

Com a clonagem - e tendo todas as informações do seu cartão - podem "originar um cartão clonado e efetuar o pagamento de bens/serviços ou levantamentos de dinheiro em seu nome", explica a plataforma ComparaJá.pt

Se notar no seu extrato bancário que há registo de  levantamentos ou pagamentos que não foram efetivamente feitos por si, então algo não está certo: pode ter o cartão clonado.

Se considerar que foi vítima de cartão clonado, "deve ligar para o seu banco a solicitar o cancelamento imediato do cartão". Se porventura não conseguir falar com o banco, a plataforma acrescenta que pode entrar em contacto com a SIBS.

Deve também fazer uma denúncia à Polícia Judiciária, à PSP, à GNR ou mesmo ao Ministério Público. Isto, porque "se não comunicar a perda, roubo ou apropriação abusiva do cartão à entidade financeira, terá de suportar todas as despesas geradas por operações não autorizadas", explica a plataforma. 

"Note que, a partir do momento em que a situação é comunicada ao banco, este fica responsável por quaisquer delitos que possam vir a acontecer desde então", recorda o ComparaJá. Já as operações não autorizadas que possam ter ocorrido antes de se notificar o banco, ficarão a cargo do titular do cartão, "dentro do limite do saldo disponível ou da linha de crédito associada ao cartão até um máximo de 150 euros", explica. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório