Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Incêndios: Dois concelhos do distrito de Faro em risco extremo

Os concelhos de Castro Marim e Alcoutim, no distrito de Faro, apresentam hoje um risco extremo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Incêndios: Dois concelhos do distrito de Faro em risco extremo
Notícias ao Minuto

06:35 - 09/07/18 por Lusa

País IPMA

O IPMA colocou também os concelhos de São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro, e Vimioso, em Bragança, em risco muito elevado de incêndio.

Em risco elevado de incêndio estão 28 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda, Viseu e Bragança.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o reduzido e o máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se em geral muito nublado no litoral oeste até meio da manhã, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira. Durante a tarde, aumento de nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

A previsão aponta para vento fraco, soprando moderado de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro durante a tarde e de nordeste nas terras altas do Norte e Centro até meio da manhã e para o final do dia.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida de temperatura.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus (em Évora e Beja) e os 20 (em Faro) e as máximas entre os 26 (em Aveiro e no Porto) e os 35 (em Évora e Beja).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório