Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Treinador de jovens presos em gruta passou fome durante nove dias

Treinador de 25 anos, antigo monge budista, comeu o mínimo possível para que as 12 crianças tivessem mantimentos para a sua sobrevivência até que fossem encontradas.

Treinador de jovens presos em gruta passou fome durante nove dias
Notícias ao Minuto

18:19 - 08/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tailândia

À medida que a operação de resgate dos 12 jovens presos numa gruta na Tailândia se desenrola, tendo quatro das crianças finalmente sido resgatadas este domingo, vão sendo conhecidos detalhes da história que está a emocionar o mundo.

O treinador de futebol dos jovens, Ekkapol Chantawong, de 25 anos, tem sido alvo de críticas por ter colocado os menores em risco de segurança ao levá-los para a gruta onde viriam a ficar presos por mais de 12 dias.

Sabe-se agora que o treinador, um ex-monge budista, é professor voluntário e que já havia coordenado outras duas visitas àquelas grutas. Desta vez, conforme relata o jornalista do portal G1, o grupo levou mais equipamentos (cordas e lanternas) e comida.

O repórter conta que Ekkapol passou fome durante nove dias para deixar mantimentos para as crianças e que, por isso, é o elemento mais desnutrido, conforme terão comprovado os mergulhadores.  Deverá ser, no entanto, o último a sair da gruta onde ainda estão oito crianças.

Recorde-se que a primeira etapa do resgate já foi concluída, estando agora a ser feito um compasso de espera de pelo menos 10 horas até ao início da segunda etapa. 

Envolvidos nesta operação de grande risco, e em termos globais, estão 50 mergulhadores estrangeiros e 40 mergulhadores tailandeses. No resgate de hoje, estiveram envolvidos diretamente 13 mergulhadores estrangeiros e cinco mergulhadores da Marinha tailandesa.

Durante o trajeto para sair da gruta, cada criança foi escoltada por dois mergulhadores. Boa parte das crianças, sublinhe-se, não sabe nadar e nenhuma tem experiência de mergulho, o que complica as operações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório