Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Forças sírias tomaram localidade na província de Deraa

As forças governamentais sírias assumiram hoje o controlo da localidade de Um al Miyazen, na província de Deraa, sul, apesar do acordo alcançado com as forças opositoras para cessarem hostilidades e recuarem para os locais onde estavam antes.

Forças sírias tomaram localidade na província de Deraa
Notícias ao Minuto

17:25 - 08/07/18 por Lusa

Mundo Cairo

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos informou que as tropas leais ao Presidente Bashar al-Assad tomaram a cidade localizada no leste de Deraa depois de a aviação russa e síria ter lançado mais de 120 bombardeios sobre a mesma, o que obrigou os rebeldes a retirarem-se.

A organização não-governamental advertiu que teme pela vida dos residentes de Um al Miyazen e tem dúvidas sobre como vai ser executada a entrada das forças de Damasco, já que estas não deixaram de progredir na província depois do compromisso assumido com mediadores russos na última sexta-feira.

Por seu lado, a agência de notícias estatal síria, a SANA, noticiou que unidades do exército tomaram o controlo da povoação depois de "acabarem com os últimos grupos de terroristas" que havia no seu interior.

A agência, que citou uma fonte militar anónima, precisou que a tomada de controlo de Um al Miyazen ocorreu depois de se "acabar com muitos terroristas, destruir as suas armas e equipamentos e confiscar quantidades de armas e de munições de vários tipos".

O observatório acrescenta que pelo menos três civis morreram hoje na cidade na sequência dos ataques aéreos das últimas horas. Outro civil terá também morrido em Deraa, capital da província homónima.

Hoje as forças do regime sírio retomaram os ataques aéreos em Deraa, depois de calma que reinava desde sábado na região, devido ao cessar-fogo estabelecido na véspera entre os rebeldes e a Rússia.

Desde o início da ofensiva do Governo, em 19 de junho, pelo menos 162 civis morreram, entre os quais 32 menores e 33 mulheres.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório