Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Cidadãos vão discutir a promiscuidade entre políticos e o poder económico

Um grupo de cidadãos organiza no dia 14, em Lisboa, uma "manifestação cidadã" para debater questões como a precariedade laboral e o risco de pobreza ou a promiscuidade entre políticos e o poder económico, foi hoje anunciado.

Cidadãos vão discutir a promiscuidade entre políticos e o poder económico
Notícias ao Minuto

12:11 - 08/07/18 por Lusa

Política Anúncio

"O objetivo é debater, em clima de festa, importantes desafios do nosso tempo. Há que 'reimaginar' a democracia representativa, com o fortalecimento da soberania popular", lê-se na página na internet dos mentores da iniciativa https://pelaliberdade.org.

Para tal, consideram que é "necessário desenvolver um pensamento crítico sobre questões cruciais como os direitos dos trabalhadores, face à precariedade e ao risco da pobreza, à promiscuidade entre os políticos e os detentores do poder económico".

O programa de debates da designada "manifestação cidadã" reparte-se pelas várias salas do histórico Liceu Camões, atual Escola Secundária Camões, entre as 10:00 e as 18:30.

Os temas postos à discussão são "militância partidária e livre pensamento em cooperação conflitual", introduzido por Camilo Mortágua e moderado por Manuel Lisboa, "condicionamento do livre pensamento através da manipulação da cultura e da comunicação social", por Jacinto Rego de Almeida e Anabela Rodrigues, "revolta e revolução", a cargo de Hélder Costa e Isabel do Carmo, e "flagrantes delitos contra a liberdade (caso do Brasil)", com Amândio Silva e Carlos Serrano.

Existe ainda espaço para temas abertos à iniciativa dos participantes, como emprego, igualdade de género, racismo ou natalidade.

O encontro terminará com o concerto "Abraço Musical", pelas 19:30, no pátio do antigo liceu.

Em palco estarão João Afonso, Francisco Fanhais, AP Braga, José Fanha, Manuel Teixeira e António Rosa, Vento Suão, ComSonante dirigido pelo maestro Luís Pedro Faro, André Fausto & Companheiros de Aventura, entre outros anunciados em cartaz.

Durante o dia estarão abertos espaços reservados à poesia e às artes plásticas, existindo a oportunidade de ver as exposições "Muitas vidas numa só", de homenagem a Alípio de Freitas, e "Linha da Frente -- Homens e Mulheres na luta pelos Direitos Humanos", apresentada pelo Coletivo Andorinha, além de um Fórum Multimédia permanente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório