Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Índice ultravioleta em valores extremos a muito elevados no continente

O índice ultravioleta vai registar hoje valores extremos e muito elevados em todo o território de Portugal Continental e também na Madeira, um índice que torna a exposição ao sol particularmente perigosa.

Índice ultravioleta em valores extremos a muito elevados no continente
Notícias ao Minuto

08:33 - 08/07/18 por Lusa

País IPMA

Segundo o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Évora e Beja são os que apresentam hoje níveis extremos de índice ultravioleta (índice 11), que faz as autoridades recomendarem que se evite a exposição ao sol "o mais possível".

Os restantes distritos de Portugal Continental terão hoje índices ultravioletas considerados muito elevados (de 8 a 10), tal como a Região Autónoma da Madeira.

Nos índices "muito elevados" as autoridades pedem cuidados e proteção na exposição solar e aconselham a que as crianças evitem apanhem sol.

Nos Açores, a ilha do Faial regista também um índice ultravioleta muito elevado, mas as restantes ilhas apresentam valores moderados.

Os índices ultravioleta variam entre 1 e 2, com risco de exposição à radiação baixo; 3 a 5, considerado moderado; 6 a 7 (elevado); 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório