Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Já arrancou operação para retirar jovens e treinador de gruta tailandesa

A operação de retirada de 12 jovens e do seu treinador de futebol, presos numa gruta inundada no norte da Tailândia há 15 dias, começou hoje, anunciou a célula de crise.

Já arrancou operação para retirar jovens e treinador de gruta tailandesa
Notícias ao Minuto

05:55 - 08/07/18 por Lusa

Mundo Autoridades

"Hoje é o grande dia... Os rapazes estão prontos para enfrentar todos os desafios", declarou Narongsak Osottanakorn, chefe da célula de crise e governador da província de Chiang Rai, no norte do país.

Osottanakorn afirmou que os mergulhadores, 13 estrangeiros e cinco tailandeses, entraram às 10:00 (04:00 em Lisboa) e os 12 rapazes vai sair da gruta acompanhados, um a um, por uma equipa de dois mergulhadores.

O primeiro deverá sair cerca das 21:00 (15:00 em Lisboa), disse.

A única forma de retirar os jovens é por mergulho através de passagens escuras e estreitas, cheias de água lamacenta e com fortes correntes, num ambiente já com pouco oxigénio.

No passado dia 23 de junho, depois de um jogo de futebol os 12 rapazes, com idades entre os 11 e os 16 anos, e o seu treinador, de 25, foram explorar a gruta.

As inundações resultantes das chuvas torrenciais bloquearam a saída e impediram que as equipas de resgate encontrassem o grupo durante nove dias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório